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São Paulo
5 de julho de 2025

Recalibrando sua estratégia de prevenção de fraudes para a nova realidade

<p>Seja qual for o motivo, movimentos reforçados pela pandemia criaram oportunidades para o surgimento de novos fraudadores dentro das próprias organizações. Por outro lado, a situação atual criou um campo aberto para que os que já praticavam estes crimes, que entendem a emergência atual como uma fonte adicional de renda, o que provoca um aumento na incidência de fraudes externas.</p>
<p>Temos visto com cada vez mais frequência a engenharia social aplicada a fraudes contra o consumidor: fraudadores se passando por bancos e outros tipos de credores, o que é extremamente preocupante, principalmente quando pensamos em grupos como consumidores seniores. Da perspectiva das organizações, a representatividade de fraudes também tem aumentado, tanto no setor privado, em mercados como o de saúde, quanto no governo, como vimos no caso do Auxílio Emergencial no Brasil.</p>
<p>Tal situação requer um ajuste urgente das medidas implementadas pelo departamento de prevenção de fraudes de organizações, para garantir que as estratégias adotadas possam gerar o score necessário para identificar estes crimes. O score é um sistema de modelos para detecção de fraudes, utilizadas por organizações para identificar as operações de maior risco em seus ambientes transacionais.</p>
<p>Para que as análises sejam realmente efetivas, no entanto, é preciso calibrar os pesos de cada um dos critérios usados no score. Tal qual a revisão periódica de um automóvel, essa calibragem constante é cada vez mais crítica – especialmente em um momento em que o perfil e o comportamento de indivíduos muda drasticamente e organizações se mostram mais frágeis, por estarem com seus recursos focados em outras tarefas igualmente importantes.</p>
<p>Essa recalibragem frequente do arranjo de scoring deve ser feita por todas as empresas que possuem uma estratégia de combate às fraudes, em qualquer setor e cenário. A avaliação da estratégia da organização é analisada e ajustes importantes são feitos, gerando benefícios como redução de falsos positivos e seus consequentes desperdícios de recursos. Adicionar estas rotinas ao plano de prevenção de fraudes tornará as defesas da organização ainda mais robustas.</p>
<p>O retorno financeiro de uma estratégia de combate a fraudes calibrada para responder às demandas apresentadas pela pandemia é bem claro: menor exposição ao risco e menos perdas financeiras. Por outro lado, tais ferramentas também permitem proteger a organização e seus stakeholders, como clientes e cidadãos, de atos criminosos em um momento desafiador como a crise da Covid-19. A guerra contra fraudes passa por transparência e a tecnologia está disponível para garantir isso, de formas cada vez mais acessíveis. O que precisamos fazer é utilizá-la.<br /><br /></p>
<p><em>&nbsp;(*) Especialista em prevenção a fraudes no SAS América Latina.</em></p>
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