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5 de julho de 2025

Competitividade só é possível com mobilidade corporativa

<p><span style="line-height: 1.3em;">Esse conceito e tecnologias que possibilitam mobilidade aos colaboradores – como comunicações unificadas, por exemplo – convergem para uma só questão, muito mais crítica. As empresas que não adotarem a “mobilidade corporativa” deixarão de ser competitivas desde já!</span><span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p>A velocidade da informação aumenta de forma exponencial. Hoje o Brasil tem quase 30 milhões de pessoas com acesso à banda larga. O acesso rápido em telefonia móvel aponta como um novo fenômeno de comunicação. Oferecer ferramentas de mobilidade a sua equipe é requisito obrigatório para que as empresas acompanhem a dinâmica de comunicação exigida pelo mercado.<span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p>Os benefícios são visíveis tanto para empresa quanto para o empregado. Ao adotar a mobilidade, as empresas minimizam seus custos operacionais, economizam em telefonia, reduzem custos com locomoção de pessoas e se beneficiam ao manterem a integridade do capital intelectual dos colaboradores. Eles percebem melhor qualidade de vida, a começar pelo tempo ganho em relação às horas improdutivas em trânsito. Elas se transformam em produtividade seja lá onde ele estiver.<span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p>Estudos realizados recentemente com diversos CIOs pelas consultorias Forrester, Sybase e Gartner, sobre a “Capacidade de Mobilidade” apontam que 61% deles estão investindo para melhorar e 38% para manter a capacidade de mobilidade. Dos 61% que investem para melhorar, 48% o fazem pela inovação e liderança, e 46% entendem que é preciso investir para acompanhar o mercado. Ou seja, para manterem-se competitivos.<span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p>Embora os trabalhadores remotos necessitem com urgência das ferramentas que lhes permitam adaptar-se aos múltiplos canais de comunicação e responder as demandas na agilidade exigida pelo mercado, o contexto da mobilidade corporativa não tem a pretensão de substituir as interações humanas. A socialização continua sendo fundamental. A comunicação deixou de ser individual – entre dois interlocutores – para ser coletiva. São múltiplas interações e diversos dispositivos de acesso agindo simultaneamente. O objetivo da mobilidade corporativa é mesclar as interações pessoais com interações remotas utilizando voz, vídeo e colaboração de conteúdo, o que propicia significativas reduções de custos sem diminuir a eficiência da comunicação.<span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p>Em alguns casos, o trabalhador remoto está até mais próximo de sua equipe fazendo uso de redes sociais do que aqueles que estão fisicamente nas empresas. A interação por meio da tecnologia acaba aproximando as pessoas. E é por isso que as empresas estão cada vez mais dependentes dos serviços disponíveis em nuvem, que hoje define o modelo “as a Service”. Ou seja, tecnologia como serviço.<span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p><strong>Segurança</strong></p>
<p>Todo projeto que envolve mobilidade corporativa deve considerar os cuidados necessários com os aspectos de segurança da informação, aspectos legais e trabalhistas, bem como aspectos tecnológicos. O tema sempre deve ser tratado pela TI em conjunto com equipes multidisciplinares, e principalmente deve estar alinhado com a estratégia do negócio para se tornar um diferencial competitivo. Mobilidade envolve não somente as questões dos dispositivos, mas também as políticas de segurança, escolha por aplicações e padrões e, principalmente, a questão estratégica de negócio.<span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p>As tecnologias mais de comuns são a utilização de VPN (Virtual Private Network) ou a utilização de uma conexão criptografada através de um elemento chamado SBC (Session Border Controller). No primeiro caso, o trabalhador remoto possui um aplicativo “client VPN” instalado em seu dispositivo e estabelece um túnel seguro dentro da Internet para transmissão das informações. Já o SBC se aplica melhor ao uso de VoIP e Comunicações Unificadas. Este elemento fica na borda, entre rede pública e privada, permitindo que a conexão seja estabelecida diretamente com o aplicativo client instalado no dispositivo, de forma criptografada, sem a necessidade de uma ação do usuário.</p>
<p><strong> <span style="line-height: 1.3em;">Comunicações Unificadas</span></strong></p>
<p>O conceito de “Comunicações Unificadas” visa prover todos os serviços de forma integrada. É a tecnologia aliada à comunicação para atender as necessidades do mercado corporativo na “Era da Comunicação em tempo real”. Considerando o cenário de comunicação corporativa, podemos afirmar que o conceito de “Comunicações Unificadas” é a evolução da forma de se comunicar dentro de uma empresa.<span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>
<p>Tradicionalmente, a comunicação era baseada em diversos sistemas diferentes, operando de forma independente, sem integração entre si – PABX, e-mail, fax, videoconferência. Ao se adotar as Comunicações Unificadas, o status de presença é público na rede do usuário e controlado por ele. A sensação de colaboração é ampla e o trabalho remoto se transforma em presença na empresa por intermédio de qualquer dispositivo como smartphones, notebooks e tablets.<br /><br /><em>(*) Communications Sales Developer da Alcatel-Lucent Enterprise Brasil.</em><br /><span style="line-height: 1.3em;"> </span></p>

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