13 de fevereiro de 2026

SOFTEX oferecerá cursos do MPS em Português e Espanhol

O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr), coordenado pela SOFTEX, realizará provas de conceito de cursos oficiais MPS na modalidade Ensino a Distancia (EAD), antes de ofertá-los regularmente ao público em geral.

No âmbito do Projeto RELAIS – Rede Latino Americana da Indústria de Software, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/FUMIN, serão realizadas provas de conceito dos cursos oficiais C1/MPS-EAD – Introdução ao MPS.BR, de 25 de junho a 22 de julho, e C2/MPS-EAD – Implementação MPS, de 6 de agosto a 16 de setembro, em Português no Brasil e também em Espanhol na Colômbia, México e Peru, para um público-alvo específico nestes países.

Estes cursos MPS-EAD serão realizados totalmente na Internet, de forma assíncrona, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE da Coordenação de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

“O MPS vem aumentando muito sua visibilidade e é crescente a sua aceitação como modelo de qualidade em diversos países latino-americanos. Isso nos estimulou a ofertar há alguns meses cursos presenciais na Colômbia, México e Peru, depois de já termos capacitado mais de 5 mil pessoas no Brasil. Essa opção será agora complementada com o lançamento da modalidade de cursos a distância”, explica José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX.

A capacitação de pessoas no modelo MPS é um dos destaques do programa MPS.BR desde a sua criação, há oito anos. São 30 instrutores treinados e autorizados pela SOFTEX ministrando os cursos oficiais MPS e mais de 5.600 pessoas já participaram de treinamentos presenciais, em cursos oficiais ou especiais MPS. Como resultado, 1.325 pessoas foram aprovadas nas provas oficiais MPS.

Voltado principalmente às micro, pequenas e médias empresas de software, o modelo MPS está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 e 15504, é compatível com o modelo CMMI e adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das companhias de todos os portes.

Em maio, o programa MPS.BR atingiu a marca de 365 empresas privadas e governamentais avaliadas MPS em todo o País. Desse total, 70% são micro, pequenas e médias organizações e 30% corporações de grande porte. A meta da SOFTEX é alcançar o número de 450 empresas com avaliação MPS até o final deste ano.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies