18.4 C
São Paulo
9 de outubro de 2025

Projeto em prol da cidade de São Paulo

Evento reúne personalidades e apresenta finalistas com soluções inovadoras para melhoria da maior cidade brasileira

Com o objetivo de promover a relevância da Inteligência Geográfica para o desenvolvimento social, ambiental, econômico e cultural, a empresa Imagem – líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) realizou no dia 18 de dezembro, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,a premiação da primeira Maratona São Paulo de Inteligência Geográfica.

Por meio de um formulário online, os participantes inscritos (estudantes de graduação ou pós-graduação da USP, professores e pesquisadores da instituição) apresentaram ideias de mapas e aplicações (mobile, web e desktop) focados em diferentes problemas encontrados na principal cidade do Brasil.

Os seis melhores projetos foram selecionados e tiveram acesso aos recursos disponibilizados pelos idealizadores do evento para o desenvolvimento de soluções. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano forneceu acesso ao banco de dados de informações geográficas, enquanto a Politécnica da USP colocou à disposição de alunos e professores a infraestrutura do Laboratório de Geoprocessamento da Engenharia de Transportes. A Imagem, por sua vez, cedeu aos participantes o acesso à Plataforma de geoprocessamento ArcGIS, da empresa Esri, além do suporte e atendimento durante o processo.

Os vencedores da Maratona foram Auro Castiglia, Pedro Yuri Araujo e Claudio Barbieri, respectivamente doutorando, graduando e professor doutor da USP. Ao final do evento, eles receberam reconhecimento do júri composto por representantes da Imagem, USP e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, pelo trabalho desenvolvido. O projeto premiado apresentou uma solução de Patrulhamento Inteligente, chamada “Despacho Inteligente e Central de Controle de Veículos da Guarda Civil Metropolitana”.

A solenidade foi acompanhada por alunos da USP, professores e profissionais da Prefeitura Municipal de São Paulo. Também estavam presentes os diretores da Imagem, Enéas Brum e Lúcio Graça, o Diretor do Departamento de Informações da SDU, Tomás Wissenbach, e o jornalista e fundador do portal Catraca Livre, Gilberto Dimenstein, que aproveitou a oportunidade para lançar a Plataforma de Mapas para o Mundial da Educação disponível em www.img.com.br/mundialdaeducacao.

A plataforma digital Mundial da Educação visa ampliar as possibilidades educativas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 melhorando aspectos sociais e culturais da população por meio da utilização de mapas e outros recursos de análise espacial. A aplicação vai incluir, por exemplo, mapas com ofertas em esporte, cultura, gastronomia e foi desenvolvida Imagem pela em parceria com o portal Catraca Livre.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies