14 de fevereiro de 2026

Programa MPS.BR conquista reconhecimento

O projeto Consolidação do MPS.BR (2008-2011) do programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr), coordenado pela SOFTEX, conquistou reconhecimento especial do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, o mais importante do País nesta área, durante o XI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2012).
“Esta premiação comprova a importância do trabalho realizado no sentido de difundir o uso do modelo MPS junto às organizações brasileiras privadas e governamentais. Estamos começando uma nova etapa do programa MPS.BR, voltada agora à sua expansão tanto no Brasil quanto na Colômbia, México e Peru no âmbito do projeto RELAIS – Rede Latino-Americana da Indústria de Software, apoiado pelo BID/FOMIN, que no Brasil é coordenado pela SOFTEX”, comenta Kival Weber, coordenador-executivo do programa MPS.BR.
O SBQS 2012, realizado na primeira quinzena de junho em Fortaleza pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), contou com diversos apoiadores, entre os quais a SOFTEX, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPq e o Banco do Nordeste.
A programação incluiu a realização da reunião semestral do Conselho de Gestão do Programa MPS.BR (CGP) com o objetivo de apoiar a SOFTEX no planejamento das atividades anuais do programa e no acompanhamento de sua execução.
“Esta foi a primeira reunião do CGP na nova fase de Expansão do MPS.BR (2012-2015), caracterizada pela crescente visibilidade e aceitação internacional do modelo MPS. Ela contou com a participação de 26 “stakeholders” do programa MPS.BR”, explica José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX.
Neste mês de junho, o programa MPS.BR atingiu a marca de 375 avaliações MPS publicadas: 70% micro, pequenas e médias empresas e 30% grandes organizações públicas e privadas. O modelo MPS está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 – Processos do Ciclo de Vida do Software e 15504 – Avaliação de Processo, é compatível com o modelo CMMI – Capability Maturity Model Integration, e adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das organizações de todos os portes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies