*por Rafael Viana, Consultor de Email Marketing da Return Path
Faz dois anos desde que me mudei para São Paulo para trabalhar na Return Path. Quando eu e minha esposa decidimos fazer esta migração do Rio para São Paulo decidimos que era bem mais barato, e bem mais prático, vender o que tínhamos e comprar tudo na nova cidade. Claramente o valor da venda do que tínhamos era muito inferior ao de um novo produto comprado em São Paulo.
Resumindo, tivemos que priorizar e aos poucos ir mobiliando e decorando nosso novo lar paulistano. Esta pequena história mostra apenas uma realidade dos milhares consumidores brasileiros que ajudam a movimentar a economia do nosso país através da aquisição de bens de consumo e serviços.
Eu compro via e-commerce
Particularmente, na hora de comprar algo novo para minha casa eu sempre dou preferência para o e-commerce. No Brasil, o e-commerce se consolidou como uma forte ferramenta de vendas, principalmente para o varejo. Há muito mais confiança por parte dos consumidores na hora de pesquisar e realizar compras online.
Mesmo com a forte crise econômica que estamos sofrendo, o faturamento do e-commerce cresceu no primeiro trimestre de 2015, de acordo com orelatório E-Bit WebShoppers. Isso mostra que o brasileiro está mais consciente com seu dinheiro, se planejando mais e comprando melhor, resistindo aos impulsos de “promoções”, “descontos” e “% OFF”. E tais fatores só corroboram com a minha decisão de realizar uma compra planejada e sem impulsos de uma nova televisão durante o Black Friday de 2015.
Mas por que no Black Friday?
Pra quem não conhece, o Black Friday é um termo criado no varejo dos Estados Unidos que foi adotado pelo E-Commerce brasileiro em 2010 para alavancar as vendas de final de ano, oferecendo descontos em produtos de diversas categorias; ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A ideia principal é impulsionar vendas em um dos maiores períodos de consumo do ano que é o feriado natalino.
Para o consumidor isso basicamente significa descontos e preços baixos. Através do e-commerce é possível economizar muito sem sair de casa, basta ter a sorte do estoque não acabar. Para as empresas isso significa bater a meta de vendas, muitas já estão o ano inteiro negociando e criando estoque para que os consumidores mais conscientes possam aproveitar e comprar nesta data de muitas promoções.
Sabendo que a quantidade de produtos é limitada (e o dinheiro a ser gasto pelo consumidor também), boa parte dos e-commerces se esforçará para atrair mais e mais consumidores e uma das táticas mais utilizadas é atingindo oconsumidor certo, com a mensagem certa, na hora certa e nada melhor que fazer isso do que através do e-mail (http://returnpath.com/pt-br/solucoes/email-optimization/)
Usando e-mail marketing para vender no Black Friday
O e-mail ainda é uma maneira muito eficaz de alavancar vendas, pois gera “awareness” e atrai tráfego para seu site. Durante o Black Friday não é diferente e particularmente nesta época há um efeito muito interessante que chamarei de “juntar a fome com a vontade de comer”, pois conforme citado anteriormente, o consumidor já associou esta época com uma oportunidade de grandes economias, aumentando sua propensão àcompra. Notamos isso claramente no gráfico abaixo que foi obtido de nossasolução de análise de engajamento de e-mail (http://returnpath.com/pt-br/solucoes/email-optimization/inbox-insight/), onde notamos o maior pico em taxa de leitura entre julho de 2014 e julho de 2015, ocorrido na semana do Black Friday de 2014.
