Tecnologia pode beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas surdas no país, boa parte enfrentando barreiras no acesso ao atendimento adequado à sua condição
A plataforma de telemedicina Help24 está oferecendo teleconsultas para pacientes surdos com a ajuda de um tradutor de libras. A proposta da empresa é atender às pessoas com algum tipo de deficiência auditiva que ainda enfrentam muitos desafios e obstáculos no país, mesmo na hora de acessar os serviços básicos do dia a dia. Apesar da lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como ‘meio legal de comunicação e expressão’ completar 21 anos em 2023, este direito das pessoas com este tipo de deficiência ainda enfrenta barreiras para garantir o seu atendimento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência auditiva, e parte dela usa a linguagem de Libras como auxílio para comunicação. O número representa 10 milhões de pessoas no país, sendo que 2,7 milhões delas não ouvem nada. De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez no planeta até 2050.
“Teremos o primeiro plano de saúde do Brasil com total acesso aos 10 milhões de usuários que dependem da linguagem de libras no país. Será um marco para a comunidade surda e um feito histórico para a medicina no quesito inclusão social”, explica Ronnie Girardi, CEO da RG Holding. A Help24 faz parte do conglomerado de 5 Health Techs da RG Holding, sendo uma das maiores empresas do país em saúde digital, com mais de 1 milhão de consultas realizadas.