Ferramenta emite mensagens visuais alertam os usuários em tempo real sobre uma possível exposição de dados e outros riscos durante a utilização de ferramentas de IA generativa
A Netskope anunciou uma solução de proteção de dados para o uso do corporativo do ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa, como Google Bard e Jasper. O recuso faz parte da plataforma Intelligent Security Service Edge (SSE) e que oferece controle avançado de acesso a aplicações de software, com capacidade de executar dinamicamente o acesso granular ao ChatGPT e outras aplicações de IA generativa. Mensagens visuais alertam os usuários em tempo real sobre uma possível exposição de dados e outros riscos durante a utilização de ferramentas de IA generativa, “promovendo o uso responsável e treinando funcionários em tempo real, sem impedir consultas inofensivas”, promete a empresa.
“Hoje, as empresas precisam decidir se devem bloquear o acesso ao ChatGPT e a outras aplicações de IA generativa para reduzir o risco de segurança ou permitir o uso e obter a eficiência e outros benefícios que essas ferramentas podem trazer. O uso seguro desses apps é um desafio avançado de proteção de dados e que a Netskope está posicionada de maneira única para resolver”, diz Krishna Narayanaswamy, cofundador e diretor de tecnologia da Netskope. “A Netskope ajuda todas as organizações a incentivar o uso responsável dessas ferramentas cada vez mais populares, usando os controles de proteção de dados corretos que ajudam a manter os negócios seguros e produtivos.”
Cerca de 10% das empresas estão bloqueando ativamente o uso do ChatGPT e a adoção da ferramenta de Inteligência Artificial cresce exponencialmente nas empresas, atualmente a uma taxa de 25% mês a mês. Aproximadamente 1 em cada 100 funcionários corporativos usa ativamente o ChatGPT diariamente, com cada usuário enviando, em média, 8 comandos por dia.