13 de fevereiro de 2026

Marketing individual é imperativo para 90% dos profissionais

Relacionamento 1:1 é prioridade para 90% dos profissionais de marketing. E para 84% dos entrevistados é vital que as áreas de TI e Marketing trabalhem em parceria. Em 2015 o número de empresas que possui estratégias de marketing orientadas a dados é duas vezes maior do que em 2013.  

A Teradata (NYSE:TDC), empresa de big data, análise de dados e aplicações de marketing, publicou o Teradata 2015 Global Data-Driven Marketing,  um estudo global que aponta as tendências sobre a adoção do marketing orientado por dados e o valor de negócios para as empresas.  Essa pesquisa é a sequencia de outro estudo concluído em 2013 – Teradata Marketing Applications, revelando as mudanças acentuadas sofridas pelo setor de lá pra cá: como as empresas e os profissionais estão extraindo valor de negócio a partir de dados, plataformas integradas de marketing e estratégias de marketing centradas no cliente e orientadas a dados. 

O estudo está disponível para download no site da Teradata, (em inglês) e as principais conclusões são as seguintes: 

 Possuir conhecimentos individualizados sobre o consumidor é imperativo: 

·                    90% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que aplicar o marketing de maneira individual é uma prioridade. Eles desejam ir além da personalização one to one em tempo real. 

·                    Decisões mais rápidas e assertivas são os principais benefícios do uso de dados para aproximadamente dois terços dos pesquisados. 

·                    38% dizem que o maior desafio é alavancar a aquisição e retenção dos clientes. O segundo maior desafio (29%) é apoiar os objetivos corporativos. E acompanhar a regulamentação da empresa foi o terceiro, com 26% dos apontamentos. 

Apenas plataformas de marketing integradas conseguem entregar os insights e a experiência omnichannel que os profissionais de marketing desejam: 

·                     Os profissionais de marketing mais do que duplicaram a utilização do marketing orientado por dados nos últimos 18 meses. 78% dos entrevistados usam agora os dados de forma sistemática. Em 2013 esse número era de 36%. 

·                    O marketing orientado a dados é visto como fonte de busca para insights personalizados, e plataformas integradas de marketing, como o Teradata Integrated Marketing Cloud, possuem alta demanda. 

·                    Os profissionais de marketing, no entanto, ainda têm dificuldades com ofertas e comunicação personalizada. Somente 50% desses profissionais usam os dados para envolver os consumidores. 44% admitem falta de consistência no marketing omnichannel. E 80% dizem que os silos de marketing os impedem de saber como estão sendo realizadas as campanhas nos diferentes canais. 

Unir o marketing e a tecnologia é agora uma estratégia prioritária: 

·                    43% dos profissionais de marketing dizem que agora controlam os dados dos clientes (em 2013 esse número estava acima de 34%). Já a maioria, 83%, afirmam ter uma abordagem omnichannel para alcançar seus clientes. 

·                    84% concordam que fazer do marketing e da TI parceiros estratégicos é vital. 

·                    92% acreditam que a integração de dados entre as equipes pode melhorar o serviço ao cliente. 

“Está claro, a partir desse estudo, que o futuro do marketing é conhecer as expectativas individuais do consumidor. Hoje, mais do que qualquer outra coisa, os profissionais de marketing querem ter acesso a insights individuais baseados em dados confiáveis, de modo que as necessidades e expectativas de cada cliente sejam conhecidas, respeitadas e atingidas. As plataformas de marketing de hoje tornam tudo isso possível. Encorajamos os profissionais de marketing de todo o mundo a implementar e melhorar suas estratégias de marketing orientado a dados para dar ao negócio maior valor através das percepções individualizadas”, afirma Darryl McDonald, presidente da Teradata Marketing Applications.  

 

A pesquisa da Teradata foi realizada no final de 2014 pela Forbes Insights, que entrevistou 1.506 profissionais de marketing em empresas de todo o mundo, em todos os setores. O relatório está disponível (em inglês) através do site da Teradata.  

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies