21 de agosto de 2025

Mãe cria aplicativo que informa se alimento possui componentes alergênicos

A fisioterapeuta Maira Figueiredo encontrava dificuldades na escolha de alimentos que não fossem causar uma reação alérgica em sua filha, Helena. A solução possibilita aos consumidores o acesso a informações sobre componentes dos alimentos em tempo real.

A fisioterapeuta especializada em uroginecologia, Maira Figueiredo, encontrou dificuldades na escolha de alimentos que não fossem causar uma reação alérgica em sua filha e resolveu criar um aplicativo que pudesse informar aos consumidores acesso aos componentes dos alimentos industrializados. “Durante o processo de introdução alimentar da minha primogênita Helena, levei um grande susto ao perceber que ela estava tendo reação alérgica e correndo risco de morte. Foi quando eu e meu marido, em consulta ao médico pediatra, recebemos a notícia de que nossa filha era Alérgica a Proteína do Leite de Vaca (APLV)”.

O aplicativo criado pela NuRÓTULO, onde Maira é fundadora e CEO, está disponível para Android e iOS e permite que os consumidores façam um pré-cadastro e selecionem os componentes ao qual a pessoa é alérgica. Depois é só começar a escanear o código de barras dos produtos escolhidos com o smartphone e ver se há algum dos componentes marcados anteriormente como alergênicos.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamenteA coleta de informações é facilitada pela integração do aplicativo com o Banco de Dados de Produtos – Cadastro Nacional de Produtos, uma ferramenta online de gestão de produtos da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que reúne informações de mais de 50 milhões de produtos cadastrados pelos donos das marcas. O aplicativo da NuRÓTULO possibilita identificar e informar ao consumidor a existência de alergênicos no alimento em tempo real.


Com a criação do aplicativo, a NuRÓTULO também se compromete a apoiar o cumprimento de três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na “Agenda 2030”. São eles: Saúde de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestruturas; e Parcerias e Meios de Implementação.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies