2 de julho de 2025

Guerra e ransom dominaram o cenário de ameaças de 2022

Relatório da Nozomi Networks Labs  aponta que os ataques de ruptura à infraestrutura crítica tiveram como alvos principais ferrovias, hospitais, manufatura e energia

 

O último relatório de segurança OT/IoT da Nozomi Networks Labs revela que o malware wiper, atividade de botnet IoT e a guerra Rússia/Ucrânia influenciaram significativamente o cenário de ameaças de 2022. Continuando a tendência observada na primeira metade de 2022, os pesquisadores da Nozomi Networks Labs viram hacktivistas mudarem as táticas de roubo de dados e ataques DDoS (Distributed Denial of Service) para utilizar mais malwares destrutivos em uma tentativa de desestabilizar a infraestrutura crítica para promover sua posição política na guerra Rússia/Ucrânia.

 

“Nos últimos seis meses, os ataques cibernéticos aumentaram significativamente, causando grandes problemas em diversas indústrias, do transporte até a saúde”, disse Roya Gordon, Evangelista de Pesquisa de Segurança de OT/IoT da Nozomi Networks. “As ferrovias, em particular, foram sujeitas a ataques, levando à implementação de medidas destinadas a proteger os operadores ferroviários e seus ativos. À medida que as ameaças cibernéticas evoluem e se intensificam, é importante que as organizações entendam como os atores da ameaça estão visando os sistemas OT/IoT e as ações necessárias para defender os ativos críticos dos criminosos cibernéticos”.

 

A análise feita pelo Nozomi Networks Labs dos alertas de intrusão dos clientes durante os últimos seis meses encontrou senhas e criptografia fraca, que foram as principais vulnerabilidades aos ambientes críticos de infraestrutura. Isto foi seguido por ataques de força bruta e tentativas de DDoS. Os trojans foram os malwares mais comuns detectados nas redes de TI corporativas, as Ferramentas de Acesso Remoto (RATs) superaram os malwares que visavam OT, e os malwares DDoS tinham como alvo os dispositivos IoT.

 

A atividade maliciosa do botnet IoT permaneceu elevada e continuou a aumentar na segunda metade de 2022. Os laboratórios da Nozomi Networks Labs descobriram problemas crescentes com a segurança, já que as redes de bots continuam a usar credenciais padrão nas tentativas de acesso aos dispositivos IoT.

De julho a dezembro de 2022, a Nozomi Networks encontrou:

 

Ataques disparados em julho, outubro e novembro com mais de 5 mil ataques únicos em cada um desses meses.

Os endereços IP dos principais atacantes foram associados à China, Estados Unidos, Coreia do Sul e Taiwan.

As credenciais “root” e “admin” ainda são usadas com mais frequência como forma de os atores da ameaça obterem acesso inicial e aumentar os privilégios na rede. 

 

Com relação a vulnerabilidade, as indústrias de manufatura e energia continuaram sendo as mais vulneráveis, seguidas pelos sistemas de água, saúde e transporte. Nos últimos seis meses de 2022:

 

A CISA lançou 218 Vulnerabilidades e Exposições Comuns (CVEs) – 61% abaixo do primeiro semestre do ano.

70 fornecedores foram impactados – um aumento de 16% em relação ao período anterior do relatório, e

 

Os produtos afetados também aumentaram 6% em relação ao primeiro semestre de 2022  

Acesso ao relatório AQUI.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies