15.6 C
São Paulo
10 de outubro de 2025

Grupo Processor debate o uso de dispositivos móveis particulares nas empresas

BYOD ganha espaço nas corporações e merece cuidados quanto a segurança

 

 

            A prática de utilizar dispositivos móveis particulares nas empresas (BYOD, na sigla em inglês) está se popularizando. A praticidade trazida por smartphones e tablets, no entanto, acende o alerta à segurança de dados. Ao levar consigo informações corporativas, colaboradores, mesmo fazendo uso de senhas, expõem os dados a riscos como, por exemplo, vazamento de informação no caso do roubo do dispositivo. Para discutir o tema e as alternativas mais seguras, o Grupo Processor, em parceria com os escritórios de advocacia LB Consultoria Jurídica em TI e Dupont Spiller Advogados, promove o evento “Sua empresa está preparada para o BYOD?”. O encontro ocorrerá na sede da Processor, no dia 19 de agosto, às 8hs e 30min. Inscrições pelo link: http://www.processor.com.br/eventos.

 

            O evento irá abordar o tema sob os aspectos tecnológicos, comerciais e trabalhistas. Serão observados tópicos como a formalização dos processos e instruções de trabalho, utilização de tecnologias capazes de prover segurança, atribuição formal das responsabilidades, penalidades, classificação das informações, treinamento e conscientização constantes. João Grisolia e Pedro Martini, Business Development Manager e gerente de Expansão de Negócios do Grupo Processor, respectivamente, abordarão as possibilidades mais seguras para o uso do BYOD.  “Existem diversos métodos de utilizar com segurança. Estabelecer condições de restrição de acesso a determinada informação naqueles dispositivos. É um perfil diferente de hardware”, antecipa Grisolia.

 

            As questões jurídicas serão abordadas pelos palestrantes Ricardo Abel Guarnieri, da Dupont, Spiller Advogados e Letícia Batistela, da LB Consultoria Jurídica em TI. Guarnieri destacará as questões trabalhistas afetadas pela prática e as normas adequadas. “O foco estará no impacto que a prática do BYOD pode gerar nas relações de trabalho. O objetivo é falar das boas práticas para o gerenciamento das facilidades tecnológicas nos contratos de trabalho”, salienta Guarnieri. Já Letícia palestrará abordando a questão comercial. “É preciso estabelecer regras claras com os colaboradores e implantar uma política bem definida de autorização valorizando as tecnologias capazes de dar segurança à prática, classificação do risco/importância de cada tipo de informação e treinamento da equipe”, destaca Letícia Batistela.

 

 

 

Serviço

 

 

 

O que? Sua empresa está preparada para o BYOD;

 

Quando? 19 de agosto, às 8h30min;

 

Onde? Processor Tecnology Center, localiza na Av. Severo Dullius, 410 – Bairro São João – Porto Alegre;

 

Como? Inscrições pelo link: http://www.processor.com.br/eventos.

 

 

 

BYOD

 

            Bring Your Own Device (BYOD) é a sigla para a prática de trazer o próprio dispositivo para uso no trabalho. Uma cláusula contratual na qual o empregador permite ao empregado a utilização de seu dispositivo tecnológico pessoal como instrumento de trabalho, acessando dados e programas da empresa, dentro ou fora do local da prestação de serviço.

 

 

 

Palestrantes

 

            Os palestrantes serão os advogados Letícia Batistela, da LB Consultoria Jurídica em TI, e Ricardo Abel Guarnieri da Dupont, Spiller Advogados. Letícia Batistela é fundadora da LB Consultoria jurídica em TI, diretora Jurídica da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Assespro Nacional e regional RS, além de diretora de Assuntos Legais da Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações (SUCESU) Nacional e regional RS.

 

            Ricardo Abel é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais na Unisinos, possui Especialização em Direito do Trabalho pela Unisinos, Especialização em Direito Civil e Processo Civil pela UCS, Curso avançado de Franchising pela ABF/SP e Especialização em Direito Empresarial pelo IBMEC.

 

 

 

Grupo Processor

 

            Há mais de 26 anos, o Grupo Processor desenvolve, comercializa e implanta serviços e soluções de TI para o mercado corporativo Latino-Americano, atingindo milhares de clientes em segmentos como indústria, educação, finanças, serviços, energia, governo, construção civil e saúde.

 

            Entre as principais atividades desenvolvidas estão: Consultoria, Outsourcing, ERP, Suporte, Serviços Gerenciados, Aplicações (BPM e Portais), BI e BSC, Segurança e CRM. Com matriz na cidade de Porto Alegre e unidades no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Londrina e Belo Horizonte, além de operações no Chile, Colômbia e escritórios comerciais na Argentina e Estados Unidos, o Grupo Processor se posiciona como um dos líderes do setor de TI na América Latina.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies