Empresas usam o canal para debater soluções e se adaptar facilmente a mudança de regras e obrigatoriedades fiscais e tributárias.
A complexidade fiscal e tributária brasileira tem levado algumas empresas a serem criativas, para melhorarem seus processos, não perderem o prazo de atualização, evitarem multas e retrabalho. Pensando nisso, profissionais das áreas de negócios e TI de 62 empresas de diversas áreas, que lidam diariamente com o sistema fiscal brasileiro, utilizam o GUS (Grupo de Usuários da SYNCHRO) – um grupo de colaboração que se reúne mensalmente, por meio de conference calls, ferramentas colaborativas e encontros presenciais, para trocar experiências e tirar dúvidas sobre as obrigatoriedades do sistema fiscal e tributário brasileiro e sobre as soluções da SYNCHRO.
A ideia surgiu em 2010, quando o canal foi criado por um profissional da Dell; e hoje a rede conta com mais de 200 usuários que se reúnem com apoio da Synchro, que também promove anualmente encontros presenciais a fim de ampliar o networking entre os usuários. Em 2015, o Grupo de Usuários pretende aumentar a quantidade de reuniões entre os colaboradores e expandir para outras regiões do Brasil, conforme demanda.
Entre os temas que o grupo discute estão ECF, eSocial, Nota Fiscal Eletrônica 3.10, Bloco K, entre outras novidades do FISCO, e a interação tem ajudado as empresas a se manterem atualizadas e se adaptarem dentro do prazo às obrigatoriedades estipuladas pelo Governo. “Sempre que o governo lança uma nova regra ou atualização que impactará na governança fiscal e tributária das empresas e surgem dúvidas sobre a adaptação, o GUS é um dos canais que a SYNCHRO utiliza para esclarecer as dúvidas dos clientes”, conta André Carneiro, gerente de marketing da Synchro.
Nos encontros, o grupo também dá feedbacks sobre a linha de produtos, apontando suas dificuldades em determinadas soluções e projetos, ajudando a empresa a propor melhorias e atender a demanda dos negócios. “O objetivo do GUS é fazer os usuários conversarem sobre soluções para atender às demandas do fisco, pois muitas vezes eles não usam os softwares da SYNCHRO em sua totalidade. A apresentação de soluções e novos produtos da SYNCHRO ao grupo em primeira mão se torna uma consequência”, comenta Joyce Santos, coordenadora do Grupo de Usuários, e Especialista em Sistema Fiscal na Brink’s Segurança e Transp. de Valores. “O GUS também ajuda com feedback e questionamentos que melhoram processos. Às vezes, empresas diferentes usam o mesmo produto, mas uma leva 5 minutos para realizar um processo, e a outra, 5 horas. O grupo de usuários permite compartilhar esses conhecimentos”, conclui André Carneiro.
Com o GUS, os usuários podem participar ativamente da construção das soluções. O Gerente de Marketing comenta que as empresas podem oferecer novas ideias para o produto atender algumas demandas específicas. “Dessa forma, a solução é construída a quatro mãos, e o resultado final é um produto mais aderente, que atende às necessidades dos clientes”.