A SOFTEX (www.softex.br), com o apoio da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (SEPIN/MCT), promove no dia 8 de dezembro, em Brasília, o workshop “Formação e Capacitação de Mão de Obra para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI”. A proposta do encontro é facilitar uma reflexão conjunta sobre esse tema entre conselheiros, executivos, empresários e colaboradores da Sociedade SOFTEX, incluindo seus agentes regionais, consultores especializados, empresários brasileiros e representantes do Governo e da área acadêmica.
No evento, a SOFTEX apresentará o diagrama causal, ferramenta que permite estruturar um modelo representativo da situação atual envolvendo a escassez de profissionais e buscar uma solução. Ele facilita a comunicação e permite compartilhar dados, informações e conhecimentos de maneira racional e participativa. O simulador não dá uma resposta precisa sobre a dimensão dessa escassez, mas mostra o impacto de decisões no agravamento ou na mitigação do problema, contribuindo para a busca de alternativas para políticas públicas.
Integram a relação de palestrantes Ricardo Vitelli, da Unisinos; Mirela Moro, diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); Eduardo Coppo, sócio da Dextra; Aléssio Barros, reitor do Instituto Federal de Brasília; Ricardo Terra, diretor técnico do SENAI-SP; Edson Barros, da Universidade Mackenzie; Daniel Oliveira, do Grupo de Usuários Java de Brasília; e Moacir Marafon, vice-presidente da Acate e sócio da Softplan.
A participação no workshop é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem solicitar inscrição previamente pelo e-mail contato@nac.softex.br, informando nome, instituição à qual está vinculado, e-mail e telefone de contato. A confirmação da inscrição será feita também eletronicamente. A programação completa está disponível para consulta no endereço http://www.softex.br/_noticias/noticia.asp?id=3305