O CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, promoveu na última quarta-feira, 08 de agosto, uma série de palestras que visaram discutir os aspectos éticos e legais do Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP. A programação contou também com a apresentação do case de implementação do projeto na instituição.
O evento teve por objetivo esclarecer pontos importantes sobre o PEP sem papel, trazendo maior segurança sobre o tema aos profissionais da saúde. A discussão contou com a participação de Sylvain Levy, especialista em Informática Médica e Sistemas de Informação em Saúde, além de integrante do Ministério da Saúde; Dr. Gerson Zafalon Martins, Secretário do Conselho Federal de Medicina; Louise Lyra Moreira, diretora regional da MV Sistemas; Dr. Valney Luiz da Rocha, assessor executivo do CRER e Luis Gustavo Kiatake, diretor de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS e diretor de Marketing e Vendas da E-VAL.
O ponto central da discussão girou em torno dos benefícios do PEP, em especial, a segurança dos dados, a agilidade no atendimento ao paciente e a eliminação do papel. Os convidados destacaram a iniciativa pioneira e isolada do CRER, um dos primeiros a implantar e certificar o PEP em Goiás. Luis Gustavo Kiatake comenta que “enquanto hoje se discute a implantação do PEP na rede hospitalar, o CRER nos mostra que já busca essa solução há 10 anos, desde que abriu as portas, e agora se prepara para eliminar o uso do papel nos processos clínicos”.
A iniciativa do CRER em promover o evento, que reuniu mais de 250 pessoas, para disseminar a importância da informatização do prontuário, serviu como incentivo a outras instituições de Saúde. Louise Moreira, diretora do MV Sistemas enalteceu a iniciativa da instituição e comentou “é muito importante que todos se envolvam e acreditem plenamente no projeto”.
“Não se trata mais de futuro, o Prontuário Eletrônico e a Certificação Digital são uma realidade. As instituições que já tomaram consciência disso começam a se destacar no cenário da saúde”, afirma Kiatake, que enfatiza a brilhante iniciativa do CRER em promover um evento com este tema.
