Cerca de dez milhões de veículos entre rotativos, mensalistas e credenciados circulam mensalmente pelos mais de 870 estacionamentos da Estapar, a maior e mais conhecida empresa do segmento na América Latina.
Em função do grande número de pontos de atendimento e da necessidade de conferir maior controle ao negócio e à prestação de contas, a Estapar iniciou, em outubro do ano passado, o desenvolvimento de um projeto-piloto para integrar sua rede de estacionamentos, buscando também automatizar os processos de obrigações fiscais.
“Todo controle de acesso, recebimento e emissão de RPS (Recibo Provisório de Serviço) era gerado por meios eletrônicos, mas processados manualmente no ERP e sites das Prefeituras. Isso exigia tempo, pessoas dedicadas e apresentava elevado risco de falhas. As projeções de crescimento com as quais trabalhávamos indicavam a necessidade de investirmos em uma nova plataforma automatizada e escalável”, relembra Jorge Ferreira, head de TI da Estapar.
O desafio de desenhar e implantar o projeto, que utiliza as soluções IBM WebSphere Message Broker, IBM WebSphere Service Registry and Repository e IBM Tivoli Composite Application Manager for SOA, ficou sob a responsabilidade da Scala IT Solutions, uma das maiores parceiras de software da IBM na América Latina.
“Para testar se a tecnologia atenderia aos requisitos da Estapar, pois precisávamos de uma solução internacionalmente reconhecida, robusta, escalável, segura e multilíngue para interpretar as informações de PDVs de diferentes fabricantes, estruturamos um laboratório com o objetivo de integrar um estacionamento em um prazo curto, de apenas um mês. A iniciativa, aparentemente simples, envolveu a preparação de toda uma infraestrutura de hardware, desenvolvimento de software para o PDV, instalação, configuração e parametrização”, destaca Jorge Ferreira.
Segundo o executivo da Estapar, a experiência bem-sucedida levou a empresa a pensar não mais apenas na integração, mas na construção de uma solução de gestão de todos os serviços da rede de estacionamentos. “Avaliamos com a equipe da Scala IT que SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) seria para nós a melhor abordagem a ser utilizada pelas características do nosso negócio, apesar do desafio que ela representa em termos de reavaliar toda a arquitetura de informação da companhia. Mas, em compensação, ela nos abre uma ampla gama de benefícios, como o tratamento da informação com reuso, o que nos permitirá, por exemplo, identificar e oferecer serviços de interesse específico para os nossos clientes”, avalia Jorge Ferreira.
Hoje, 330 estacionamentos estão integrados e a prestação de contas, antes realizada manualmente, é agora totalmente automatizada. A meta da Estapar é chegar ao final do ano com 500 unidades interligadas.