22.8 C
São Paulo
5 de fevereiro de 2025

ESG vive a expectativa de uma nova era no Brasil e de avanços nos próximos quatro anos com o novo governo

O ESG Forum 2023 reúne especialistas e lideranças empresariais para debater os desafios do setor, bem como a tecnologia pode viabilizar a adesão das organizações aos objetivos de ODS da ONU.

Com a chegada de um novo governo prometendo mais atenção às questões sociais e climáticas, o Brasil vive a expectativa de avanços nas áreas de Meio Ambiente, diversidade, equidade, inclusão e governança, tanto nas áreas públicas como nas empresas, como reflexo do que poderá ser feito nos próximos quatro anos.

O Brasil encerrou 2022 sob o impacto da participação de Luiz Inácio Lula da Silva (e comitiva) na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), em Sharm El-Sheikh, no Egito, com recorde de participação de líderes mundiais de todos os países que ratificaram a Conferência, que somam hoje 198 países e territórios. A imprensa mundial tratou a participação de Lula como uma mudança nos rumos do País nas questões do Meio Ambiente, e – do lado das organizações, esta mudança deverá impactar positivamente nos avanços do ESG no Brasil.

O primeiro evento de 2023 para abordar estas questões no Brasil é o ESG Forum, organizado por TI Inside, e que será realizado online em três manhãs (30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro), cada uma dedicada a um tema do ESG: ambiente, social e governança corporativa.

O ESG Forum 2023 acontece também sob o impacto nos últimos dois anos, sob a pandemia, em um período em que a conceito de Sustentabilidade crescendo 292%, tornando-se uma prioridade para CEOs globais e brasileiros, principalmente quando o ESG é utilizado como parâmetro para avaliação e fortalecimento das relações de negócios. E isso não é pouco: uma projeção do Fórum Econômico Mundial, estima-se que até 2050, as alterações climáticas devem reduzir o PIB mundial em até 18%, um alerta para as empresas repensarem suas estratégias, pois se antes desenvolver ações sustentáveis era considerado algo opcional, atualmente, é essencial para a sobrevivência.

Para edição deste ano, o ESG Forum convidou vários especialistas e líderes empresariais para abordar os seguintes temas sensíveis ao setor:


Environmental Day – 30 de janeiro de 2023


9h10 — 10h00 | Painel 1: Alterações Climáticas – Descarbonização e sustentabilidade

Convidados: Estevão Braga, Diretor de Sustentabilidade da Ball América do Sul; e Luiza Junqueira, sócia-fundadora da Straub Junqueira.


10h05 — 11h30 | Painel 2: Mudança da matriz energética

Convidados: Nelcina Tropardi, diretora de Jurídico, ESG, Relações Governamentais e Auditoria Interna na Dasa; Alexandre Rodrigues Tavares, diretor de Gás, Energia e Novos Negócios B2B na Vibra.


11h35 — 12h00 | Painel 3: Resíduos sólidos

Convidados: Ana Clara C Rossetto, Gerente de Sustentabilidade na RD — RaiaDrogasil; Rodrigo Herzog, superintende executivo de sinistros da Bradesco Seguros; e Sérgio de Carvalho Maurício, presidente da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.


Social Day – 31 de janeiro de 2023


9h00 — 10h00 | Painel 4: Acesso ao mercado de trabalho

Convidados: Andreza Machado, Gerente de Impacto Social na Ambev; e Izabel Branco, vice-presidente de Relações Humanas da TOTVS.


10h05 — 11h00 | Painel 5: Qualificação e apagão de mão de obra em tecnologia

Convidados: Lucia Rodrigues, líder de Filantropia para a Microsoft Brasil; Laíza Iasbech, gerente de estratégia da Global Authority Unit na VTEX; e Nadja Brandão, diretora Executiva da {reprograma}.


11h05 — 12h00 | Painel 6 — Diversidade e equidade no mercado de trabalho

Convidados: Fernanda Debortole, gerente de Desenvolvimento Organizacional da NEO; Danni Mnitentag, vice-presidente de Parceiros e Canais e Líder de Diversidade & Inclusão da Microsoft Brasil; e Luiza Dos Santos Rubio, Head de Pessoas na Nomad.


Governance Day – 01 de fevereiro de 2023


9h00- 10h00 | Painel 7: Governança ESG

Convidados: Anatricia Borges, Diretora da área de Stakeholders Management da LLYC Brasil; Carolina Maestri, diretora de ESG e EHS da Odata; e Fernanda Braz, vice-presidente de Estratégia, Analytics e Operações da Mastercard Brasil.


10h05 — 11h00 | Painel 8: Gestão de riscos

Convidado: Letícia Málaga, Sócia e Diretora Executiva do Peck Advogados. 


11h05 -12h00 | Painel 9 — Boas práticas e inovação em tecnologia

Convidados: Marcelo Oliveira, diretor de tecnologia do Agibank; e Javier do Porto, gerente do Centro de Desenvolvimento de Talentos da Globant Brasil.

A programação completa do EGS Forum 2023 pode ser vista na página do evento em https://esgforum.com.br/. As inscrições são gratuitas.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies