11.9 C
São Paulo
5 de julho de 2025

Empresa farmacêutica dinamiza análises sobre o mercado

O QlikView, ferramenta de Business Discovery comercializada no Brasil pela Nórdica Software, foi implementado em 2010 na Allergan, empresa farmacêutica mundial, para dar suporte a áreas como marketing, vendas e finanças. Com as análises segmentadas e a flexibilidade proporcionada pelo QlikView, a companhia conseguiu otimizar seu foco e sua capacidade de tomada de decisões, possibilitando visões globais de mercado ou por setores dentro da indústria farmacêutica.

A ferramenta possibilita insights específicos sobre cada segmento farmacêutico e, a partir disso, permite traçar comparativos e realizar planejamentos para o lançamento de produtos ou campanhas direcionadas ao consumidor e com metas tangíveis. Antônio Nasser, Vice-Presidente de Neurociências e Oftalmologia da Allergan para a América Latina, explica que, antes do QlikView, todos os dados eram gerados e analisados a partir de planilhas de Excel, e por isso existiam diversos arquivos diferentes que eram transferidos entre os funcionários via e-mail. “Esse processo, além de possuir um alto risco de erros manuais, era extremamente inseguro, pois o e-mail é um canal de fácil violação. Hoje, conseguimos consolidar tudo em um número infinitamente menor de relatórios, e não transferimos mais nada por e-mail”, afirma.

 

Além da simplificação dos processos, o QlikView também facilitou a interpretação dos dados. A partir do manuseio intuitivo proporcionado pela ferramenta, a Allergan construiu um verdadeiro “self-service” de informações, permitindo que os próprios usuários participem do desenvolvimento dos indicadores de mercado que eles precisam ter disponibilizados na ferramenta, liberando a área de TI para se dedicar a outras atividades ainda mais estratégicas.

 

O processo de atualização dos indicadores anteriormente levava alguns dias para ser concluído, e após a implementação da ferramenta, pode ser efetuado em apenas um dia, agilizando e aumentando a assertividade dos processos de tomada de decisão. “A facilidade de manuseio, junto com a rapidez na extração e consolidação dos dados, mais a assertividade do QlikView na entrega dos relatórios tornou a área de inteligência de mercado da empresa mais estratégica, pois o tempo que era gasto na geração de indicadores e manutenção dos inúmeros arquivos agora é empregado na interpretação dos dados e na elaboração de estratégias sólidas para o crescimento no negócio”, conclui Nasser.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies