Empresa brasileira tem foco na oferta de soluções para o padrão ATSC 3.0 e prepara novos produtos para os próximos meses
Há três anos, a EiTV deu um passo ousado com a abertura do seu laboratório de pesquisa e desenvolvimento em TV Digital nos Estados Unidos, com foco em soluções para o padrão ATSC 3.0. Foi o início de um novo capítulo para a internacionalização da sua operação direta no mercado americano, um dos mais exigentes e competitivos do mundo no setor de broadcast.
O caminho não foi fácil, com uma série de desafios para conquistar espaço em um ecossistema já consolidado e altamente competitivo, que exige credibilidade técnica, presença constante e suporte no idioma local. A participação ativa da equipe da EiTV em fóruns e eventos ajudou na compreensão da dinâmica do mercado de broadcast nos EUA.
A empresa se associou a entidades como ATSC e SMPTE, responsáveis pela padronização de tecnologias de televisão digital e streaming usadas nos Estados Unidos e em outros países, participando de grupos de trabalho técnicos para troca de experiências e construção de relacionamentos, que se mostraram essenciais para a sua inserção no mercado, segundo conta Rodrigo Cascão, CEO da EiTV, que tem sede em Campinas, São Paulo.
“Enquanto isso, mantivemos nosso compromisso com o desenvolvimento da TV Digital e TV 3.0 no Brasil, com participação ativa no Fórum SBTVD e atuando diretamente na coordenação dos trabalhos de implementação da suíte de testes do DTV Play (Perfil D do middleware Ginga), além de termos participado da concepção e padronização da nova geração da TV digital brasileira — a chamada TV 3.0 ou DTV+”, acrescenta.
O padrão ATSC 3.0 foi escolhido como base tecnológica para a TV 3.0 brasileira, validando a aposta técnica e estratégica da empresa. Além disso, Rodrigo Cascão Araújo, CEO e fundador da EiTV, foi eleito recentemente como representante do setor de software no Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, para um mandato de dois anos.
O esforço valeu a pena: clientes nos EUA e premiação
A EiTV USA, o seu braço de inovação nas Américas, lançou no ano passado uma linha de soluções voltadas ao ATSC 3.0, que conquistou reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio PRODU como a melhor solução de broadcast do continente, onde já possui 10 clientes. Um dos projetos é destinado à transmissão e recepção de alertas de emergência via sinal de TV, em parceria com a Rede PBS no estado do Novo México, sendo destaque em reportagem no portal especializado TV Technology.
As soluções da EiTV para ATSC 3.0 já estão sendo adaptadas para incorporar as inovações da TV 3.0 brasileira e deverão ser lançadas oficialmente no país no segundo semestre de 2025. A empresa também trabalha no desenvolvimento do middleware da TV 3.0 em parceria com fabricantes de televisores e conversores digitais (set-top boxes), reforçando seu papel como protagonista dessa nova era da televisão.
O portfólio de soluções da EiTV inclui:
– EiTV Lab Station (ATSC 3.0 Broadcast Stream Generator): ferramenta para gerar e entregar sinais ATSC 3.0, facilitando testes, validação e desenvolvimento;
– EiTV ATSC 3.0 Analyzer Box: solução de monitoramento, análise e validação de sinais ATSC 1.0 e ATSC 3.0, abordando desafios na implantação da NextGen TV;
– EiTV Broadcast App Automation Suite: plataforma que permite às emissoras criar e distribuir aplicativos interativos compatíveis com os padrões ATSC 3.0 e DTV Play.
“Abrir o laboratório nos Estados Unidos foi um grande desafio, mas uma decisão acertada, que nos permitiu alcançar um novo patamar de maturidade tecnológica e projeção internacional. Hoje, com 20 anos de história, a EiTV está na vanguarda da tecnologia de TV digital interativa em nível mundial”, afirma Rodrigo Cascão.