<br />
Vejam: a inovação é função do comportamento e o comportamento depende
do ambiente… Um dos mais importantes objetivos dos Líderes é o de
estabelecer e manter uma "Cultura de Inovação"! <br />
<br />
Como o comportamento está incorporado na cultura então o mesmo é promovido ou limitado pelo ambiente físico ou psicológico que é a cultura! Pesquisas têm revelado de forma explicita de que a cultura conduz à criatividade e inovação! Uma cultura fértil para a inovação é caracterizada pela abertura, cooperação e colaboração. Nesta cultura, o trabalho é estimulante, desafiador e intrinsecamente motivador. <br />
<br />
Os indivíduos são tratados com respeito e o Líder é capaz de agregar valor, apoiar e encorajar os esforços individuais e de equipe, delegar, mas não abdicar. Nesta cultura o "Feedback" é oportuno e construtivo; o reconhecimento informal é freqüente e significativo; a recompensa, apesar de não ser considerável, é justa e transparentemente distribuída. <br />
<br />
A informação é também crucial para a criatividade e aprendizagem e ambas, por sua vez, são elementos fundamentais para a inovação. Cabe aos Líderes garantirem que informações externas e internas estejam de imediato disponíveis para as iniciativas inovadoras. Mais importante, os Líderes devem estabelecer condições culturais para que as informações fluam livremente… . Isto é crucial não apenas para a aprendizagem e gestão do conhecimento, mas também, por que o fluxo de informação desenvolve a confiança e, a confiança contribui para a colaboração. Ambos levam à inovação: a submissão de idéias é fácil e a consideração dessas é justa e rápida ¬pessoas conhecem a importância de suas idéias à medida que os Líderes provêem um pronto "feedback". <br />
<br />
Investimentos: para maximizar seu sucesso a inovação precisa de um propósito. Lideres Inovadores tomam decisões críticas e claras com respeito ao investimento de recursos orientados à inovação: Inovação é um investimento estratégico. <br />
<br />
E finalmente, uma vez que o potencial da idéia criativa tenha sido validado, os Líderes Seniores precisam garantir que uma comunidade dedicada se torne disponível para sua realização e consecução. Este complemento deve incluir reorganização, novas contratações e novos investimentos… . <br />
<br />
O que um líder deve fazer para a Execução acontecer? <br />
Lembro também que um líder deve estar envolvido nos detalhes da execução. <br />
O que queremos para a P&D nos laboraórios das Empresas ou nos laboraórios das Universidades e dos Institutos de Pesquisas <br />
<br />
Esses possuem o RH necessário?<br />
<br />
Quais são áreas estratégicas para as empresas e como acoplar os mútuos interesses, aparentemente contrários entre empresas (que visam lucro), com as P&D (ações estratégicas) realizadas pelos diversos setores do governos? <br />
<br />
Planejamento estratégico e técnicas gerenciais não significam nada se o líder não sabe transformar a idéia em realidade. <br />
<br />
Como vocês todos sabem, a cultura organizacional é a soma, compartilhada, dos seus valores, crenças e normas de comportamentos. E, é o comportamento que leva aos resultados. <br />
<br />
Sabemos que os três processos centrais para se ter a execução são baseados em pessoas, planejamento estratégico, processo operacional com todos apoiados pela Tecnologia. <br />
<br />
Muitas empresas/pessoas tratam esses três como processos separados, entidades independentes, quando, na verdade, eles estão inter-relacionados. Esta inter-relação entre pessoas, planejamento estratégico, processo operacional é que faz a execução acontecer. Execução é o elemento central em uma cultura de negócio e, portanto, deve ser o principal trabalho de um líder de negócio, com profundo envolvimento pessoal, realista, com foco e persistência: delegar, mas nunca abdicar. Isto evita o “isolamento” inter¬-organizacional e, por conseqüência, evita-¬se a criação de feudos (baias ou silos). <br />
<br />
Portanto, o coração de uma execução está nas pessoas do processo, na estratégia do processo e no operacional do processo. Todos interligados pelas Tecnologias de Informação. <br />
<br />
Pessoas são os recursos mais importantes, pois são as mesmas que criam vantagem competitiva. Portanto “pessoa certa no lugar certo” é essencial; Planejamento Estratégico é um plano de ação para ser atingir os objetivos e deve considerar o contexto político, social e econômico (determinar a existência de capacidade organizacional e conexão com as pessoas e ao plano operacional do processo) e, Plano Operacional é ter a organização devidamente alinhada para seguir em frente. <br />
<br />
Em resumo o processo estratégico define aonde o seu negócio quer ir. As pessoas do processo é que o levará lá. O processo Operacional provê o caminho para as pessoas, quebrando os resultados de longo prazo em atalhos de curto prazo. A Tecnologia da Informação é a cola/argamassa que une todos esses processos e, para implementá¬-la é necessário que haja o alinhamento entre as estratégias organizacionais, tecnológicas e de negócios. <br />
<br />
Por fim, a existência de sinergia entre a comunidade acadêmica, o setor produtivo e os centros de desenvolvimento tecnológico, são fundamentais na implementação de qualquer processo inovativo (como descrito acima), cuja interação entre esses atores poderá ser firmada, por exemplo, por parcerias e/ou cooperação. É a isto, entre outras oportunidades, que uma organização (de P&D ou não) deve procurar. <br />
<br />
(*) Centro de Pesquisas Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.<br />