14 de fevereiro de 2026

DHL envia equipe de resposta a desastres e transporta medicamentos para regiões afetadas pelo terremoto no Equador

A DHL enviou sua Equipe de Resposta a Desastres (DRT, na sigla em inglês) para Manta, no Equador, para ajudar as vítimas do terremoto de magnitude 7,8 que sacudiu o país na noite de sábado (16/04). A empresa também está colaborando no transporte de doações, tendo colocado seu avião e caminhões à disposição das autoridades.

 

As doações de água e medicamentos que o governo equatoriano e a prefeitura de Guayaquil estão recebendo são transportadas em dois voos administrados pela DHL, que disponibilizou gratuitamente um avião.

 

A primeira carga, com 4.000 kg de medicamentos, saiu de Porto Principal às 11h30 de terça-feira, 19 de abril, com destino a Manta. A aeronave retornou a Porto Principal para realizar outro voo no período da tarde, com carga de 5.000 kg de água doada pela engarrafadora ARCA Continental, atuando coordenadamente com o Ministério da Produção, do Emprego e Competividade.

 

A equipe de resposta a desastres chegou ao país na quarta (20/04), para oferecer apoio logístico no Aeroporto Internacional Eloy Alfaro, em Manta. O grupo é formado por sete especialistas internacionais e dois locais, que coordenam a entrada da ajuda humanitária internacional e prepararão as mercadorias para posterior transporte até as regiões afetadas pelo desastre. Também colaboraram 11 voluntários locais com experiência em logística.

 

Por via terrestre, a DHL está mobilizando, a partir de Guayaquil, 2,5 toneladas de mercadorias declaradas abandonadas e doadas pelo Serviço Nacional de Aduanas do Equador (SENAE), que o Ministério da Inclusão Econômica e Social (MIES) organizará em kits para envio às regiões afetadas pelo desastre. Entre essas mercadorias, estão roupas, sapatos, produtos domésticos, materiais educacionais e brinquedos.

 

Gilberto Castro, chefe das equipes de DRT da DHL para as Américas, afirma que: “Depois de um desastre natural, é necessário agir rapidamente para fornecer às pessoas suprimentos básicos. A agilidade e o profissionalismo no manuseio dos produtos que estão chegando aos aeroportos têm um papel decisivo, e é aí que intervêm as nossas equipes de DRT, dotadas da experiência e dos conhecimentos de logística necessários para garantir a organização de todas as mercadorias, de modo que os alimentos e água potável possam chegar aos abrigos emergenciais sem contratempos”.

 

A rede do DRT tem três bases no mundo, no Panamá, em Dubai e Cingapura, onde são mobilizados, em até 72 horas, voluntários qualificados da DHL para a América Latina e o Caribe, o Oriente Próximo e a África, e a região da Ásia-Pacífico, respectivamente.

 

 

A equipe trabalha em cooperação com a ONU para resposta a desastres naturais. Já participou de mais de 30 missões humanitárias, como as que socorreram as vítimas do terremoto no Nepal em abril de 2015 e do ciclone nas ilhas Fiji em fevereiro deste ano. No fim de 2015, o DRT foi acionado no Brasil para apoiar as vítimas do rompimento da barragem de Mariana (Minas Gerais). Cinco voluntário treinados da DHL auxiliaram na triagem e distribuição de donativos às comunidades atingidas. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies