11.1 C
São Paulo
3 de julho de 2025

Como planejar uma experiência de funcionário vencedora

*Por Marilyn Chaplin

 

O cenário de talentos está mudando dramática e rapidamente, e o RH terá que adotar a mentalidade do marketing e redesenhar a experiência do funcionário para prosperar.

Na empresa em que trabalho, estou abordando isso de três maneiras diferentes: introduzindo novas tecnologias e reestruturando o RH, atraindo talentos por meio de storytelling, e retendo e engajando pessoas com uma cultura de aprendizagem.

Novas tecnologias e reestruturação do RH

A primeira maneira para melhorar a experiência do funcionário é dar às pessoas o tipo de tecnologia que elas querem. Recentemente, introduzimos um novo sistema de RH. Ele foi escolhido, porque é baseado na nuvem, é seguro, tem uma interface móvel intuitiva e fácil de usar, e possui uma base de usuários grande e estabelecida. Não estou dizendo que o sistema seria certo para todo mundo, mas cumpre nossos requisitos.

Com o novo sistema, somos capazes de acessar dados em tempo real em nossas regiões e responder rapidamente a oportunidades de mercado, beneficiando nossos negócios. Com os dados em tempo real, também conseguimos tomar decisões mais informadas e mais inteligentes para os nossos clientes. E, por fim, o sistema economiza tempo de nossos funcionários e disponibiliza as informações que eles precisam. Eles podem, por exemplo, buscar por colegas e equipes no mundo todo em seus dispositivos móveis. Isso torna a experiência do funcionário mais satisfatória e é o tipo de experiência digital sob demanda que a geração Y espera.

A experiência do funcionário como um diferencial estratégico

Como as pessoas se sentem em relação a seus trabalhos afeta diretamente como elas tratam os clientes, e como os clientes experimentam a marca. A experiência do funcionário é, portanto, uma alavanca estratégica para o negócio.

Para melhorar a experiência do funcionário, foi preciso reestruturar o RH. Criamos comunidades de excelência para entregar programas importantes de RH e serviços compartilhados para entregar economias de escala. Nosso objetivo é entregar ‘RH como um Serviço’. Usamos a tecnologia da nuvem para conduzir através da padronização e entregar serviços de RH de maneira mais eficiente.

Nosso desafio de talento e habilidades

Há uma escassez de habilidades na indústria de TI e não é fácil para marcas menos conhecidas, como a nossa, competir com os gigantes. Simplesmente não somos famosos ou tão conhecidos em tipos específicos de tecnologia que vemos como áreas de crescimento.

Os candidatos não sabem o que fazemos – que somos ativos nessas áreas empolgantes e que podemos oferecer uma carreira interessante e desafiadora. Em particular, muito do talento que procuramos não está pensando em mudar no momento.

Atrair talento por meio de histórias de clientes

Uma boa estratégia é impulsionar o poder de marca dos nossos clientes e as coisas que fazemos por eles como um gancho para apelar ao tipo de talento que queremos. Para isso, buscamos usar histórias de grandes clientes para construir nossa imagem de empregador e aumentar nossa credibilidade nos campos que queremos contratar.

As histórias de marketing de cliente tornam-se histórias de marketing de talento, mostrando as pessoas por trás das soluções, e perguntando ‘você não gostaria de fazer parte do time que fez isso?’. Outra ideia é contar histórias de alguns dos nossos grandes funcionários, pessoas reais que fizeram coisas maravilhosas pelos clientes. Isso ajuda a responder a pergunta dos candidatos: ‘como é trabalhar aqui?’.

Design Thinking para estratégias de recrutamento

Ao entender as necessidades e comportamentos das habilidades críticas que a empresa precisa atrair, pode-se criar campanhas de recrutamento direcionadas e efetivas. Alguns passos são:

·      Trabalhar quais habilidades são necessárias e onde elas são necessárias.

·      Descobrir onde as pessoas com essas habilidades trabalham no momento e quais tipos de espaços online elas visitam.

·      Colocar anúncios em cafeterias e cartazes perto de onde elas trabalham.

·      E anunciar no LinkedIn, Pinterest e outros sites populares que eles provavelmente visitarão.

A marca do empregador tornou-se digital e foi além do uso do LinkedIn ou de portais de empresa para recrutar. Análises de funcionários, vídeos no YouTube, e o que a rede social de um candidato pensa sobre o empregador – tudo isso está muito além do controle da empresa. Por isso, é muito importante que a organização seja capaz de se destacar para o talento que quer atrair, ao desenhar sua estratégia de contratação.

Reter e engajar talentos com uma cultura de aprendizado

Nos negócios de tecnologia, o processo de vendas mudou. O cliente está mais em controle, fazendo 57% do processo ele mesmo online, sem a ajuda de um vendedor. Os produtos não são mais um diferencial; de fato, a proliferação das escolhas de produto tornaram o processo de compra mais complexo.

Os clientes querem um vendedor que possa ter uma conversa informada sobre resultados de negócios, que possa passar um conhecimento para eles e ajudá-los a navegar em um mercado complexo. Para isso, redesenhamos a experiência de aprendizagem, mantendo o funcionário no centro, para equipá-lo com os conhecimentos e as habilidades que os compradores de hoje esperam.

Academia de Vendas centrada no aluno

Nossa nova Academia de Vendas fornece aprendizado sob demanda para que as pessoas possam encaixá-lo em seu dia de trabalho. O conteúdo é simples e engajador, entregue em um estilo curto e otimizado para o consumo em um dispositivo móvel. As pessoas de venda podem olhar o conteúdo em seu caminho para uma reunião com o cliente, por exemplo.

Os cursos são divididos pela função do aluno, facilitando para que eles encontrem o nível de detalhes que precisam. Tudo é estruturado ao redor da conversa de negócios que nossos clientes desejam e o conteúdo é entregue em pedaços pequenos para minimizar o tempo de inatividade, usando quadros animados e vídeos para torná-los cativantes. Relatório e análises de dados podem mostrar a porcentagem do treinamento completado.

Há muito mais do que eu destaquei aqui, mas essas são as áreas de foco na nossa empresa atualmente. São estratégias para transformar o RH em um parceiro de negócios estratégico dentro da empresa, ajudar a dar às pessoas a experiência que elas querem no trabalho, e ajudar os clientes a seguir em frente com suas ambições de negócios.

*Marilyn Chaplin, Executiva para Pessoas e Cultura da Dimension Data, multinacional focada em serviços e soluções de tecnologia da informação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies