A Astrein, empresa especializada em soluções para gestão de ativos e facilities, lançou novo módulo para gerenciar as atividades de inspeção, lubrificação e manutenção preditiva. O software é indicado para todos os segmentos da indústria e também para manutenção predial.
Ramon Gonzalez, diretor de TI da Astrein, explica que a solução facilita o planejamento, controle e execução desses serviços. “O planejamento dessas atividades pode gerar grande economia para as empresas, pois quanto maior a prevenção, menor serão os gastos com serviços corretivos no futuro. Enquanto a prevenção é rápida e mais econômica, a correção é lenta e tem alto custo”, argumenta.
Gonzalez conta que as três atividades são de extrema importância para o bom funcionamento das empresas. “As atividades de inspeção e de preditiva possibilitam a identificação precoce de falhas e permite a tomada de decisão antes que uma falha ocorra. Já a atividade de lubrificação reduz a possibilidade de falhas e gera aumento de produtividade nas máquinas”.
O novo módulo possibilita ao gestor traçar planos de execução diários de forma simples e rápida, identificando locais, equipamentos e pontos de trabalho, garantindo a execução dos planos de manutenção na periodicidade desejada e incluindo informações precisas sobre os pontos de intervenção.
Em uma área industrial, por exemplo, os pontos de inspeção ficam espalhados em diversos setores, o que muitas vezes dificulta o planejamento das atividades. O módulo ILP é capaz de criar uma rota geográfica com atividades ordenadas para que sejam realizadas de forma rápida, periódica e com menor esforço do executante.
Outra particularidade é que a ferramenta conta com um sistema de emissão de cartas, direcionado principalmente para a área de facilities, para notificar os usuários do edifício sobre as anomalias encontradas durante a inspeção. Assim os gestores de facilities podem manter o controle sobre atividades pendentes de todos os envolvidos.
A ferramenta já está disponível para uso e, segundo Gonzalez, as demandas de mercado convergiram para o desenvolvimento deste módulo. “Em visitas a clientes e também nos atendimentos realizados pela equipe de suporte técnico, percebemos que os usuários tinham certa dificuldade em organizar essas atividades. Por isso buscamos desenvolver uma solução capaz de facilitar o planejamento e a execução dessas tarefas.”, finaliza.