14 de fevereiro de 2026

Assespro-RS e o Programa Nacional de Softwate e TI

Reunião no MCTI leva presidente da entidade a elogiar diretrizes do plano
O presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), Reges Bronzatti, o presidente da Assespro-DF, Luiz Maria de Ávila Duarte e Jeovani Salomão, Vice-Presidente de Articulação Política da Assespro Nacional, participaram de reunião com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação . Também estiveram no encontro, outras entidades nacionais, representativas do setor no Brasil, para discutir o novo Programa Nacional de Software e Tecnologia da Informação (TI). Após críticas às primeiras informações do Programa, o MCTI chamou os descontentes para as devidas explicações e adequações do que será lançado no próximo dia 20, em São Paulo. De acordo com Bronzatti, o programa, como foi apresentado, estimula a tecnologia nacional e tende a fomentar a indústria brasileira de TI, mas há a preocupação com a implantação. “Após o alinhamento com o MCTI, o programa tende a ser positivo para as empresas nacionais de software, no que se refere ao direcionamento, mas tememos pela dificuldade de alinhamento com outros Ministérios, já que a condução principal será do MCTI, enquanto a garantia de sucesso da implementação dependerá de Ministérios como Planejamento, Fazenda e Educação, já que serão muitas frentes abertas”, explica o presidente da Assespro-RS.
A Assespro enviou 12 propostas para colaboração com os ajustes, mas não foi chamada inicialmente para discutir o Programa e veio a público reclamar depois que algumas notícias na imprensa davam conta de que o mote do plano seria a atração de empresas internacionais com foco na exportação de software. Depois disso, houve o convite para a reunião. O presidente da Assespro-RS, destaca que é uma iniciativa ousada, com metas amplas e que ajudam a resolver alguns problemas estruturais do setor de software brasileiro e completa. “Como ainda não é definitivo e sujeito a avaliação das entidades em vários pontos, a possibilidade de postergar o lançamento ainda existe”, explica Bronzatti.
Assespro-RS
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies