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São Paulo
10 de outubro de 2025

A distribuição de TI e as inovações tecnológicas

Por Marco Antonio Chiquie*

Segundo o dicionário Aurélio, Inovação é o Ato de inovar, criar algo novo, renovar ou introduzir uma novidade.

Apesar de parecer um paradoxo, é importante saber que toda inovação surge de algo que já existe. Isso significa que é preciso dissociar inovação de invenção e então podemos entender que as inovações renovam a criação de algo que já existe ou que tenha sido inventado.

É inegável que em todo século XX e os anos que se passaram no século XXI foram de grandes inovações tecnológicas sendo que houve enorme avanço na tecnologia da informação após a segunda metade do século XX, principalmente após a invenção da máquina de cálculo, do computador, dos sistemas, dos programas e dos métodos de armazenagem dos dados gerados por estas máquinas.

No final dos anos 70 e começo dos anos 80, teve início a massificação dos computadores pessoais e o consequente desenvolvimento de softwares voltados a este público, incluindo aí programas para jogos e entretenimento.

Com o aumento da escala de consumo de computadores pela necessidade de uso doméstico, criou-se um ambiente propício para o desenvolvimento de uma enorme indústria voltada para inovação tecnológica e a elaboração de produtos associados a este mercado.

Com isso, rapidamente se desenvolveu uma vasta cadeia de empresas especializadas em comercialização e prestação de serviços de produtos de tecnologia, que seriam as responsáveis por fazer o elo entre o fabricante e o consumidor, levando as novidades aos pontos mais remotos da sociedade.

Por conta da enorme velocidade em que o setor de tecnologia da informação avançou nas últimas décadas, e com a infinidade de produtos lançados diariamente, a figura do distribuidor de TI tornou-se fundamental para o desenvolvimento deste mercado, como também, é de absoluta importância uma preparação para atender os revendedores especializados, que estão localizados em diversas regiões, muitas vezes em pontos remotos e distantes dos grandes centros consumidores.

Por reunir características específicas como capacidade econômico-financeira, tolerância ao risco, adaptabilidade, agilidade, entre outras, o distribuidor de TI é o principal aliado do fabricante para levar ao mercado as inovações tecnológicas na velocidade desejada. Velocidade tão alta, que, muitas vezes, leva o fabricante a destruir seu último lançamento em ciclo extremamente curto, colocando à prova todo mercado sobre a capacidade de acompanhar a concorrência. É a chamada “criatividade destrutiva”.

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