Os novos assistentes virtuais se destinam a uso de terceiros. Atualmente, os bots da Metasix já realizaram 143 milhões de atendimentos para 44 milhões de usuários.
A Metasix está liberando ao mercado um assistente virtual dotado de inteligência artificial generativa. Com o uso da nova tecnologia, a Metasix passa a ofertar bots com capacidade conversacional para serem customizados e instalados em canais de atendimento. O assistente com AI generativa pode ser mais rapidamente treinado para várias funções, como marketing, vendas, suporte, treinamento e na integração com clientes em geral.
O diretor operacional e sócio fundador da Metasix, Cleiton Jorge, prevê um crescimento de 180% nas receitas da empresa com as soluções omnichannel, ainda em 2023, em parte sob o impulso dos produtos com linguagem humanizada.
Segundo ele, os bots conversacionais irão acelerar o uso de assistentes virtuais, tornando este tipo de automação mais acessível a empresas de vários segmentos. Isto porque que a AI generativa diminui os tempos de preparação dos bots para funcionalidades interativas e aumenta a sua aderência às tecnologias de dados legadas.
Na arquitetura do novo assistente virtual, a Metasix está utilizando algoritmos de inteligência aberta. Isto que proporciona menor custo, desenvolvimento ágil e facilidade de orquestração com a estrutura de bots tradicionais já em uso.
Atualmente, a Metasix tem perto de uma centena de bots instalados, com inteligência artificial convencional, em uso nas empresas clientes. Eles atuam como assistentes em vendas, assistência técnica, suporte, troca de mercadorias, ofertas personalizadas de produtos em sites de e-commerce, contatos de cobrança e prestação de serviços públicos em prefeituras, governos estaduais e empresas de utilities.
Estes agentes são configurados para diferentes formas e canais. Podem atender, como ChatBots ou Voice-Bots e trabalham atrelados a ferramentas como WhatsApp, Telegram, call-center, redes sociais e portais de atendimento.
A Metasix é uma das primeiras no Brasil a oferecer tecnologia Omnichannel, através da sua plataforma “Cube”, que dispõe de componentes modulares para a automação de atendimento ou autosserviço.
Além do emprego de humanoides, o Cube incorpora ferramentas de conversão de voz-texto, recursos de visão computacional, leitura de códigos gráficos e soluções analíticas de big data.
143 Milhões de Atendimentos
Nos últimos cinco anos, os assistentes virtuais da Metasix já realizaram cerca de 143 milhões de atendimentos envolvendo 44 milhões de funcionários, consumidores ou usuários de serviços públicos.
Cleiton Jorge aposta na alavancagem da AI generativa, não só em novos clientes, mas também em atualização tecnológica em usuários de bots. “No varejo ou no B2B, por exemplo, por exemplo, o bot conversacional impulsiona a exploração de marketing digital, ligando informações do atendimento e do CRM com o rastreamento de tags para produzir insights preditivos ou históricos sobre propensão do cliente. Com isto, é possível fortalecer estratégias “customer centric”, com a oferta hiperpersonalizada de produtos e até negociações financeiras sem a assistência humana”, completa Cleiton.
O executivo vê a entrada da empresa no nicho de IA Generativa como uma nova fase da estratégia competitiva e está planejando investimentos massivos no laboratório de prototipagem de bots que a Metasix inaugurou logo no início de sua gestão na diretoria operacional.