22.8 C
São Paulo
19 de fevereiro de 2026

Pode Contar! ajuda contribuinte na Declaração do Imposto de Renda

Com mais de 1 milhão de views, programa criado pela Valid Certificadora traz dicas importantes sobre a declaração e o uso de certificados digitais.

Os próximos episódios do programa Pode Contar! trarão dicas importantes para que os contribuintes agilizem sua declaração de Imposto de Renda. Com mais de 1 milhão de views, sendo 870 mil únicos o programa voltado ao mundo dos negócios com temas ligados a contabilidade e advocacia foi criado pela Valid Certificadora e vai ao ar no canal do Youtube da companhia desde março do ano passado.

Sobre o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), o programa contará com dois episódios com dicas importantes sobre a declaração deste ano, começando pelo fato de que, para este exercício, o prazo está mais curto: começou em 2 de março e vai até 28 de abril. O diretor geral da Valid Certificadora, Márcio Nunes, comenta que muita gente não dá a devida atenção ao assunto. “É sempre bom lembrar que, quando antes a declaração for feita, mais cedo acontecerá a restituição”, diz.

Outra dica importante trazida pelo Pode Contar! é o uso do e-CPF (Certificado Digital Pessoa Física) para o envio da declaração. “O uso do certificado traz agilidade, comodidade e segurança para as pessoas, além de outras vantagens, como a declaração pré-preenchida com o histórico da última versão, preenchimento online no site da Receita, mais rapidez na retificação dos dados e, claro, mais segurança na transmissão”, afirma Nunes.

O primeiro episódio traz ainda dicas sobre a organização dos documentos necessários para o processo de declaração. O segundo episódio vai tratar sobre as novidades incorporadas à declaração deste ano, como:

  • O CPF dos dependentes com mais de 12 anos;
  • A Declaração de Capital Brasileiro no Exterior, para quem tem patrimônio fora do País, e que deve ser feita até o dia 5 de abril;
  • A obrigatoriedade, para quem participou do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária em 2016, de apresentação à CONFIRP das declarações de imposto de renda retificadas (2016 – ano base 2015).

O episódio traz ainda outras informações importantes sobre movimentação de bens, carnê-leão e gastos como pensão alimentícia, INSS de empregados domésticos e doações, heranças, empréstimos e consórcios. “O primeiro episódio estará disponível em nosso canal no Youtube a partir do dia 29 de março, e o segundo episódio em 05 de abril”, conclui Nunes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies