21 de dezembro de 2025

Full Outsourcing: nova tendência para os call centers

*Por Rodrigo Junqueira

 

Call Center, um dos setores que mais cresce no Brasil. As operadoras de centros de atendimento movimentaram em 2014 mais de R$ 43 bilhões, entre investimentos na melhoria de suas operações e a construção de novas unidades no país, um aumento de 6,61% em comparação a 2013, segundo pesquisa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a E-Consulting.

 

Disponibilizar um melhor atendimento e aumentar a eficiência e a rentabilidade são desafios constantes nesta área. Por isso, é preciso estar sempre atento ao que há de mais novo no mercado para evoluir o negócio, tornando-o mais rentável. Isso acontece principalmente no que se refere à Tecnologia da Informação – uma grande aliada das empresas para otimizar processos, trazendo mais lucro.

 

Nesse contexto, o full outsourcing, ou seja, a terceirização completa que alia software, hardware, serviços e consultoria, vem ganhando muito espaço. Com o atual cenário econômico, é importante as empresas possuírem um parceiro estratégico que viabilize todo o site sem que haja investimento inicial. Cada vez mais os call centers têm buscado delegar a responsabilidade da gestão dos ativos de TI para terceiros, assim, podem manter seu foco no que realmente é importante, seu core business.

 

Uma tendência que vem ganhando espaço no Brasil, esse modelo permite às companhias terceirizarem desde servidores, infraestruturas de rede, equipamentos telefônicos, até avançadas tecnologias como servidores físicos e virtuais, comunicação unificada, mobilidade, segurança da informação, data centers, desktops e dispositivos móveis. Com isso, é possível garantir a funcionalidade de todos os sistemas, da rede de comunicação até a refrigeração dos equipamentos.

 

Outro recurso importante, e que vem transformando a maneira como o setor enxerga os investimentos no início dos negócios, é a consultoria oferecida na escolha do local da construção do empreendimento. Neste caso, o cliente é instruído a escolher o melhor local para a instalação de um novo call center, trazendo mais assertividade e segurança dos investimentos, estando dentro das normas estabelecidas, como a NR17, AVC e totalmente compliance as exigências dos contratantes. Esse é, sem dúvida um grande diferencial para que as empresas possam se concentrar totalmente em sua atividade final.

 

Além dessas vantagens, terceirizar a infraestrutura de TI ponta a ponta elimina problemas com a contratação de mão de obra interna especializada – processo que costuma gerar muita dedicação, devido à dificuldade em se encontrar profissionais capacitados a entender as reais necessidades de que este tipo de negócio exige.

 

Contar com parceiros capacitados e confiáveis é imprescindível. Aqueles capazes de oferecer um amplo portfólio certamente vão se destacar e conquistar a confiança das empresas que atuam neste setor, pois a opção de centralizar todos os serviços em apenas um parceiro representa um diferencial, já que é muito mais simples e eficiente concentrar toda a infraestrutura de TI em apenas um fornecedor.

 

Mais do que uma maneira de diminuir os gastos e preocupações com a infraestrutura de TI, o outsourcing completo é, sem dúvida, uma ferramenta estratégica que ajuda a traçar os caminhos mais assertivos para as empresas de call center se tornarem mais competitivas e eficientes, e conquistar um crescimento contínuo e sólido, permitindo obter o melhor de cada etapa do negócio, sem desperdiçar tempo nem investimentos com soluções, equipamentos e espaços que não trarão vantagem nenhuma para os resultados dos negócios.

 

*Rodrigo Junqueira é gerente de soluções e serviços especializados para call centers da Microcity.

 

Sobre a Microcity

 

Com 30 anos de atuação, a Microcity fornece infraestrutura de TI como Serviço (IaaS – Infrastructure as a Service) e é a maior empresa brasileira de Outsourcing de Infraestrutura de TI de LAN e Desktops, com uma base instalada de mais de 200 mil ativos. Sediada na Grande Belo Horizonte (Nova Lima – MG), a Microcity é reconhecida por seu perfil inovador, oferecendo produtos e serviços totalmente customizados às necessidades dos seus clientes. Seu portfólio atual contempla soluções completas para Data Center, Rede e Comunicação, como dispositivos de acesso em nuvem e soluções para virtualização, consolidação de servidores, rede, segurança, comunicação unificada e videoconferência.

 

 

Hoje, com cerca de 350 funcionários, filiais em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Ceará (NE), a Microcity atua nos principais estados do País, se consolidando como uma grande plataforma de negócios, que agrega novos modelos de oferta de produtos e serviços complementares.A empresa prioriza a sustentabilidade e neutraliza todo o CO2 emitido pela sua operação com o plantio de mais de 30.000 árvores. Assim, todos os serviços prestados durante a vigência do contrato, inclusive os equipamentos instalados nos clientes e a energia elétrica consumida por essas máquinas, são neutralizados.

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