13 de fevereiro de 2026

Q10 firma contrato com UOLDIVEO para integração de dados com Bolsa de Valores

A Q10, fabricante e distribuidora de sistemas e serviços de informação para o mercado financeiro, principalmente o tratamento de informações em tempo real, assinou um contrato com o UOLDIVEO  com objetivo principal de obter informações originadas da BM&FBovespa e transmiti-las em tempo real para mais de mil empresas que compõem sua base de clientes.

Para atingir tal objetivo, a Q10 (cujo principal produto é o Terminal Cartezyan, que provê cotações, notícias e análises para bancos, corretoras e investidores em geral) utilizará os serviços do UOLDIVEO, cujo diferencial é a integração automática com o Puma Trading Systems (plataforma eletrônica da BM&FBovespa responsável pelo processamento da negociação nos mercados de ações, derivativos, câmbio pronto e renda fixa privada).

Cenário

“Devido ao crescimento da Q10, detectamos a necessidade de adotar um projeto de tecnologia com soluções que nos proporcionassem a manutenção da competitividade no mercado, com a garantia de alto nível do desempenho operacional a partir da grande quantidade dados financeiros transacionados diariamente”, afirma Roberto Araujo, sócio-gerente da Q10.

Neste contexto, após abrir um processo de concorrência entre empresas de tecnologia, o portfólio do UOLDIVEO foi escolhido para dar suporte ao projeto da Q10 devido à capacidade de prover conexão dos diferentes elementos do mercado financeiro com a BM&FBovespa a partir de uma rede de fibra óptica que parte do seu Data Center.

Neste portfólio, estão inclusos roteadores para links de Internet entre UOLDIVEO e BM&FBovespa e infraestrutura de TI atendendo aos clientes da Q10.

“Dessa forma, toda o ambiente de TI da Q10 está conectado à BM&FBovespa por meio de circuitos de  comunicação disponibilizados pelo UOLDIVEO para o mercado de capitais, sendo um circuito compartilhando dados com o Data Center principal da Bolsa e outro circuito compartilhando dados para o Data Center reserva da bolsa, também chamado de CT2″, explica Araujo.

Benefícios esperados

Por meio deste projeto, os resultados competitivos e operacionais que a Q10 deve conquistar são:

– Confiabilidade – Segurança dos dados
– Estabilidade – Garantia da transmissão de dados da Q10 com a Bolsa de Valores e com os clientes em tempo integral, evitando qualquer possibilidade de queda no sistema de comunicação

– Escalabilidade e velocidade – Otimização do uso e do gerenciamento dos dados compartilhados, o que também assegura menor tempo de resposta para atender demandas dos clientes da Q10

“Outro resultado importante será o aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado aos clientes. Isso será possível porque o UOLDIVEO assume a responsabilidade integral sobre a nossa infraestrutura de TI, o que torna os profissionais da Q10 isentos de demandas técnicas e, consequentemente, dedicados exclusivamente à linha de negócios da empresa”, completa Roberto Araujo.

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies