21 de agosto de 2025

App e site informam o que acontece durante a Copa

Serviço permite mapear tudo o que acontece no Brasil durante o mundial de clubes, por meio da troca de dados entre Governo, Empresas, Imprensa e População

De olho na capacidade de interação das pessoas na era da Web 2.0, que privilegia a interação social e a troca de conhecimentos através da internet, a Imagem, líder em Sistemas de Informação Geográfica (GIS em inglês), anuncia o portal Onde na Copa, que vai permitir a troca de informações críticas entre Imprensa, População, Empresas e Governo, relacionadas a tudo o que acontece nas cidades-sede e nos demais municípios brasileiros durante a Copa do Mundo de Futebol 2014.

Com o objetivo de explorar as capacidades e recursos de compartilhamento, o Onde na Copa vai possibilitar que imagens, vídeos e textos sobre setores de serviços públicos (segurança, saúde, transporte, acessibilidade etc.), manifestações, trânsito e até as comemorações das torcidas possam ser registradas, compartilhadas e consultadas por brasileiros e estrangeiros através de um portal online e um aplicativo móvel.

O portal conta com cinco mapas, sendo quatro para consulta dos usuários: “Protestos no Brasil”, “Mídias Sociais”, “Pontos Turísticos no Brasil” e “Conhecendo os Estádios”. E um que permite interação em tempo real com torcedores e a população, “O que o povo está fazendo na Copa”, podendo incluir imagens, vídeos e comentários.

Por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado em dispositivos móveis, as pessoas poderão saber locais onde estão acontecendo manifestações, por exemplo, e como fazer para chegar a ela ou evita-la. Segundo Deilson da Silva, Evangelista Técnico da plataforma ArcGIS na Imagem, o Brasil possui dimensões continentais e a geografia tem papel fundamental para o bom funcionamento do país.

“O portal visa fornecer informações para toda a população poder acompanhar em tempo real tudo que está acontecendo na Copa, dentro e fora dos estádios. Isso vai permitir ao cidadão ter conhecimento sobre todos os pontos positivos e negativos do evento de futebol, sem ser pego de surpresa por algum acaso, seja um engarrafamento ou mudança de trajeto para os jogos”, explica Silva.

Inovadora, a iniciativa quer garantir o direito à informação da população brasileira e dos estrangeiros que vieram para a Copa. “Queremos dar dinamismo e inteligência ao compartilhamento dos dados, em especial aos relacionados a questões que não estão sendo amplamente divulgadas, mas que impactam diretamente o cidadão, como saúde e acessibilidade. Ao comportar todas as informações e colocá-las em um mapa inteligente e de fácil manuseio, queremos fornecer um meio que fomente a interação das pessoas ao mesmo tempo em que ajuda a diminuir os prejuízos causados pela falta de informação da população, gerando melhores condições de vida para todos”, afirma o executivo.

O portal Onde na Copa está em funcionamento e o aplicativo já está disponível gratuitamente para Android no GooglePlay e para iOS na AppleStore. Para demonstrar o uso do mapa a Imagem está lançando vídeos explicativos para os usuários e no Youtube(aqui coloca o link da página da Imagem que vai conter os vídeos).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies