14 de fevereiro de 2026

Especialista explica problemas e benefícios da escrituração fiscal digital do IR

Empresas devem ficar atentas às mudanças para não sofrer com multas. Medida não atinge micro e pequenas empresas optantes pelo SIMPLES Nacional

Para contribuir com a desburocratização do sistema de contribuição, a Receita Federal instituiu a Escrituração Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica (EFD-IRPJ). Por meio dessa ação, o órgão deu continuidade ao projeto Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

De acordo com Elaine Gomes, especialista e consultora tributária da Moore Stephens, uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing contábil do mundo, essa mudança facilita o entendimento de algumas regras da Receita, além de englobar mais itens em apenas um procedimento.

“Com o Sped, algumas obrigatoriedades passam a valer não apenas para empresas tributadas pelo lucro real, mas também, para as tributadas pelo lucro presumido, lucro arbitrado e pessoas jurídicas imunes e isentas”, afirma.

A especialista explica também quais são os reais benefícios dessa medida, além de ressaltar que ela não atinge as micro e pequenas empresas. “A ideia é a de que sejam eliminadas as obrigações Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR), Fcont (Controle Fiscal Contábil de Transição), bem como a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Vale registrar que não haverá impacto para as micro e pequenas empresas optantes pelo SIMPLES Nacional”, diz Elaine.

“Uma vez disponibilizado o programa, é recomendável que as empresas procedam aos ajustes necessários em seus sistemas, visando atender regularmente a obrigação e dentro do prazo previsto para a entrega. As empresas que não cumprirem os prazos ou apresentarem o documento com incorreções serão penalizadas com multas”, ressalta a executiva.

A Moore Stephens Auditores e Consultores é uma das maiores redes deauditoria, consultoriae outsourcing contábil do mundo. A empresa é formada por aproximadamente 630 escritórios e está presente em mais de 100 países. Está entre as 12 maiores posições no ranking mundial, com faturamento anual de mais de US$ 2 bilhões.

A companhia presta serviços em auditoria, consultoria tributária e empresarial, tecnologia de informação, outsourcing de serviços contábeis, tributários e administrativos e corporate finance. Há ainda determinadas divisões, com estruturas próprias, criadas para atendimento de interesses específicos, como a Divisão de Auditoria Interna e a Divisão de Small Business, entre outras.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies