21 de agosto de 2025

Quanto vale o seu tempo?

*Joana de Oliveira

 

 

Há um consenso e uma repetição exagerada sobre expressões como “Tempo é dinheiro”. Todos querem mais, de ambos. Mas a verdade é que em muitas empresas, das grandes às pequenas, muito pouco é calculado sobre a relação entre os dois.

                                     

A cada dia as empresas são obrigadas a repensar suas operações. A necessidade de adequação a novos procedimentos, novas legislações e novas obrigatoriedades faz com que o tempo precise ser calculado e economizado ao máximo, não só nas atividades relacionadas a produção mas também nos processos administrativos. Mas como fazer esse cálculo? E como usá-lo para efetivamente melhorar as rotinas empresariais?

 

Citando um exemplo simples, como a contratação de sistemas para documentação fiscal eletrônica, o primeiro passo é pedir para que o fornecedor de tecnologia liste as atividades realizadas por pessoas, que poderão ser automatizadas após a contratação do software. Com esse material em mãos, a equipe responsável pelas atividades listadas deve informar o tempo gasto com cada uma dessas funções periodicamente. A relação entre a soma do tempo gasto nessas atividades e o custo que a empresa tem com esses profissionais mostrará, em valores, a economia que o setor está deixando de fazer.

 

No caso da automatização de processos de documentação fiscal eletrônica, a economia de tempo pode variar de 50% a 95%, dependendo do número de atividades que a empresa está disposta a automatizar. Quanto maior o porte da empresa, maior também é o custo dessas atividades não automatizadas, o montante economizado pode chegar com facilidade na casa dos milhares de reais por ano.

 

Sem dúvida é um desafio para os novos gestores tornar as equipes cada vez mais produtivas e motivadas. Para isso é importante transformar as perdas em valores e os valores em boas sugestões de melhorias. Já sabemos que tempo tem total relação com dinheiro, mas quanto vale esse tempo é uma pergunta que precisa ser respondida, no setor fiscal e em todos os outros setores dentro das empresas.

 

 

 

*Joana de Oliveira é analista de marketing da G2KA Sistemas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies