O edital Rederiosul, lançado pela Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCTI), em parceria com a Rede Petro/RS, trará ao setor R$ 2, 5 milhões em incentivos. Evento realizado na Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), apresentou aos empresários presentes informações do edital. A verba será dividida em projetos com teto máximo de R$ 300 mil, desenvolvidos com apoio de instituições de ensino parceiras. Cada universidade pode apoiar até dois projetos. “Quando os recursos aumentam, faltam bons projetos. Por isso apresentamos o edital nas entidades representativas do setor”, destacou diretor técnico da SCTI, Luciano Andreatta.
Unir o setor acadêmico, empresarial e governamental é algo primordial para o desenvolvimento do setor com a abertura de novos investimentos. “O papel da entidade é promover ações capazes de convergir para boas oportunidades, no caso, na área de petróleo e gás. Fornecer para Petrobrás é fornecer para o mundo, é pensar em crescimento e isso só é possível com empresa, governo e academia em parceria”, lembrou Reges Bronzatti, presidente da regional RS da Assespro. Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Guilherme Menezes ministrou a palestra ‘Como ingressar no Mercado de Petróleo, Gás e Energia’.
Case de sucesso
Prova de que o setor pode trazer grandes resultados, a Technotag, sediada no Tecnopuc, exemplificou as características de trabalho no segmento e apresentou sua trajetória de sucesso. Lucas Sperotto, Diretor Geral da empresa contou detalhes do avanço da Technotag que atua no mercado nacional e internacional. “Percebemos que era um setor de grande magnitude, porém estava defasado em tecnologia da informação. Havia muito investimento para inovação de maquinário, mas não de informação. A oportunidade era grande”, lembra Sperotto. Ainda segundo o Diretor Geral, hoje são cerca de cinco empresas que concorrem fortemente nesse mercado e a oferta é grande. Engloba hardware, pesquisa, software e implantação.
