15 de fevereiro de 2026

TI brasileira busca oportunidades em Moçambique

Sete empresas já confirmaram presença na Missão Empresarial Brasil-Moçambique com foco na Tecnologia da Informação para Indústrias de Mineração, Energia e Infraestrutura. De 4 a 12 de agosto, executivos de companhias nacionais estarão cumprindo uma extensa agenda de contatos com empresários e dirigentes de empresas estatais de Moçambique, país que vem apresentando um sólido crescimento econômico ao longo dos últimos anos.
“Os segmentos de mineração, energia e de infraestrutura em Moçambique vêm vivendo um momento muito favorável com a chegada de investidores estrangeiros e com a implantação de projetos de alto valor. Esse cenário cria as condições ideais para que as empresas brasileiras de TI com atuação nessas áreas apresentem seus portfolios de produtos e de soluções”, analisa Wilson Caldeira, consultor da SOFTEX e coordenador da iniciativa.
Realizada pela Sociedade Mineira de Software (Fumsoft) e promovida pela SOFTEX e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM), a missão já tem em sua delegação a Concert Technologies (www.concert.com.br), empresa de soluções tecnológicas para Centros de Operação de Concessionárias, grandes consumidores de energia, água e gás e outras aplicações de missão crítica; a Critical Software (www.criticalsoftware.com.br), especializada no fornecimento de tecnologias fiáveis para sistemas de informação críticos; o Enacom (www.enacom.com.br), concebido para o desenvolvimento e nacionalização de tecnologias ligadas a métodos computacionais em engenharia; a Framework System (www.frameworksystem.com), especializada no desenvolvimento de softwares; a STA Tecnologia (www.staholding.com), atua na gestão de desenvolvimento de projetos tecnológicos, a Techbiz (www.techbiz.com.br), referência em computação empresarial e especializada em desenvolvimento de soluções sob encomenda; e a Vetta (www.vettatech.com), também focada no desenvolvimento de soluções sob encomenda e implantação de SAP.
Wilson Caldeira destaca que a missão tem como destino um mercado que encontra-se em franca expansão, com taxas médias anuais de aumento do PIB em torno de 8%. “Moçambique está hoje entre os dez países com crescimento mais acelerado em todo o mundo e já conta com a presença de diversas organizações brasileiras, entre as quais a Vale, a Camargo Correa e a Fundação Oswaldo Cruz”, destaca.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies