O VIII Workshop Anual do MPS (WAMPS 2012), promovido pela SOFTEX com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), abriu a chamada para inscrição de trabalhos para a sessão de artigos técnicos e relatos de experiências, bem como de artigos e pôsteres para a sessão de ferramentas. Os trabalhos aceitos serão divulgados no dia 15 de setembro para apresentação nos dias 22, 23 e 24 de outubro durante o WAMPS 2012. Os interessados em participar devem acessar o link www.softex.br/mpsbr e enviar os arquivos até 13 de agosto.
“O Workshop Anual do MPS tem por objetivo reunir os representantes da Indústria, Governo, Academia, SOFTEX, Equipe Técnica do Modelo (ETM), Fórum de Credenciamento e Controle (FCC), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e países latino-americanos envolvidos e interessados na utilização e evolução tanto do modelo MPS quanto do programa MPS.BR”, explica José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX.
Os participantes do evento poderão compartilhar informações e experiências sobre melhoria de processos de software, o Modelo MPS e o Programa MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro). Em sua última edição, o evento reuniu cerca de 150 pessoas.
Diversas atividades estão programadas para o WAMPS 2012, de minicursos técnicos e cursos oficiais MPS, até sessões de artigos técnicos e relatos de experiências, de ferramentas e demonstrações. “Outro destaque serão as palestras com convidados nacionais e internacionais. Emília Mendes, da Zayed University de Dubai, analisará ‘O Estado da Arte da Estimativa de Recursos Web e suas Implicações para a Área de Melhoria de Processos’ e Eduardo Moreira da Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a questão da Inovação”, detalha Kival Weber, coordenador-executivo do programa MPS.BR.
Nesta edição serão ofertados dois Cursos oficiais MPS: Melhoria do Processo de Aquisição de Software (C4-MPS) e Avaliadores MPS (C3-MPS). “Os requisitos para participação no C3-MPS incluem seleção de Curriculum Vitae e estão publicados no Comunicado SOFTEX MPS 20/2012, no endereço www.softex.br/mpsbr”, complementa Nelson Franco, gerente de operações do MPS.BR.
O programa MPS.BR atingiu em julho a marca de 380 avaliações MPS publicadas desde setembro de 2005. Desse total, 70% são micro, pequenas e médias empresas (mPMEs) e 30% grandes organizações públicas e privadas, comprovando que o modelo MPS é adequado a organizações de qualquer tamanho.
O modelo MPS está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 – Processos do Ciclo de Vida do Software e 15504 – Avaliação de Processo, é compatível com o modelo CMMI – Capability Maturity Model Integration, e adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das empresas de software.
