12 de fevereiro de 2026

Sanasa implementa solução da Astrein

Cliente da Astrein, empresa especializada em soluções e software para gestão de ativos, facilities e centrais de cadastro, desde 1998, a Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (SP), implantou recentemente um novo projeto com a empresa, com o objetivo de ampliar os controles sobre seus procedimentos, com mais agilidade e precisão nos atendimentos, além de desenvolver um plano de manutenção preventiva dos equipamentos de toda a rede.

Para o projeto, iniciado em novembro de 2011 e concluído em fevereiro de 2012, a Sanasa implantou o SSA – Shared Services Astrein, um software especializado na gestão de manutenção de equipamentos e instalações prediais.

Carlos Reis, agente técnico de manutenção da Sanasa, explica que atualmente a empresa conta com mais de 220 instalações distribuídas no perímetro urbano da cidade de Campinas que necessitam constantemente de serviços de manutenções elétricas, hidráulicas, mecânicas e de adutoras. A equipe recebe cerca de 50 chamados de manutenção por dia e o software é essencial para o gerenciamento de todas as ordens de serviço. “Utilizamos o produto para gerenciar todas as solicitações recebidas, o trabalho das equipes de manutenção em campo e saber exatamente o local e as características de cada equipamento instalado na planta”.

Entre os benefícios apontados por ele está o melhor controle das equipes, centralização das informações, padronização dos dados, controle de equipamentos com terceiros e facilidade de acesso aos dados para todas as unidades da empresa.

Reis destaca que a atualização trouxe mais agilidade nos serviços de manutenção. Integrada ao cadastro de materiais, a solução permite que, antes de sair para executar a ordem de serviço, a equipe responsável visualize o histórico de intervenções do local do chamado e quais equipamentos estão lá instalados. “A operação se torna mais organizada, as equipes já saem com as informações necessárias e preparadas para fazer o reparo, consequentemente, o serviço é executado com maior rapidez”. Atualmente a empresa conta com mais de 6500 equipamentos cadastrados dos quais mais de 4500 estão ativos.

Com ferramentas como o monitoramento das datas de garantia é possível identificar os equipamentos que podem ser reparados sem custos, é possível também reavaliar os prazos dos serviços programados a partir de dados confiáveis a fim de reduzir o tempo da manutenção e, consequentemente, de máquina parada.

O novo sistema provocou também mudanças na forma de acessar os dados. Antes, baseado em servidor, não era acessível a todas as unidades. Agora as informações ficam a disposição na web, permitindo fácil acesso de qualquer local.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies