23.7 C
São Paulo
16 de fevereiro de 2026

Saiba como se prevenir das doenças de outono

Com o outono, as mudanças de temperatura alternam-se muito entre frio e calor ao longo do dia, o que facilita o aparecimento de gripes, resfriados e doenças respiratórias, como rinite alérgica, sinusite e asma.

Segundo a Dra. Fátima Maria V. Porfírio, infectologista do Hospital Sepaco, nesta época é necessário evitar locais fechados ou mal ventilados. “Estes ambientes de aglomeração são propícios para a veiculação dessas doenças, que podem ser adquiridas pelo ar”.

Como fórmulas de prevenção, muitas pessoas acreditam que as soluções caseiras, tais como chás e canjas ajudam, mas elas apenas melhoram o desconforto da fase difícil das doenças. Embora válidas, não curam. “O fundamental é manter o ambiente arejado, repousar e ingerir grande quantidade de líquidos, além de dar preferência aos alimentos mais leves, durante o período de febre e mal-estar”, completa Dra. Fátima.

Vale lembrar que é importante estar atento a campanha de vacinação contra a gripe, pois todos podem participar inclusive crianças a partir de seis meses de idade e idosos. Para os adultos é indicada a vacina dupla contra tétano, difteria e contra pneumococo, que previne infecções, como pneumonia, otites, faringites, sinusites e meningites.

“A vacina contra a gripe é segura. Às vezes, pode-se observar dor e vermelhidão no local da aplicação e, raramente, ocorre febre baixa, indisposição e dor corporal. Estas reações, normalmente, desaparecem espontaneamente em 24 a 48 horas e o efeito contra o vírus permanece. Vale a pena com certeza prevenir-se desta maneira!”, enfatiza a doutora.

Box:

Conheça a diferença entre gripe e resfriado.

Gripe: é causada pelo vírus Influenza que provoca febre alta, dor de cabeça, tosse, coriza, obstrução nasal, dor corporal, lacrimejamento, e mal-estar intenso. Nas complicações das gripes podem surgir infecções bacterianas, principalmente, a pneumonia, que é grande causa de óbito nos idosos, crianças com menos de cinco anos de idade e imunossuprimidos (pessoas que possuem a eficiência do sistema imunológica diminuída).

Resfriado: apresenta manifestações mais leves. “Os sintomas são mais característicos das vias aéreas superiores, como a rinite (obstrução nasal e coriza intensa), tosse seca, febre esporádica ou ausente” explica doutora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies