25.3 C
São Paulo
19 de fevereiro de 2026

E-Commerce Brasil Natal desenha planejamento

Evento destacou o potencial do período, que representou 15% das vendas online em 2010, e apresentou uma série de estratégias para garantir uma parcela desse faturamento

O encontro reuniu cerca de 250 lojistas online já atuantes em todo o Brasil, fornecedores de e-commerce e profissionais especializados na área

O e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 2,6 bilhões somente no Natal de 2011, além disso, o período representou 15% das vendas online em todo o país no ano passado, segundo dados da e-Bit.

Esses números não só credenciam a época natalina, como também mostram que se faz necessário um grande planejamento para a data especial.

Foi o que aconteceu nessa terça-feira (27 de setembro), no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima, em São Paulo, durante o E-Commerce Brasil Natal, promovido pelo Projeto E-Commerce Brasil, uma iniciativa do Grupo iMasters, Abril e Google, que reuniu cerca de 250 profissionais do segmento para discutir o planejamento do comércio eletrônico para o período.

Suportando a demanda
E, para receber todo esse aumento expressivo na demanda, é preciso uma boa plataforma, um bom market place. Justamente isso foi o que abordou Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil. “Para atender a um aumento de demanda como no natal, possuir um market place acaba sendo um diferencial de estratégias de vendas. Quem trabalha com e-commerce tem que estar sempre de olho no calendário, contar os dias e olhar o planejamento reversamente”, afirmou.

Além disso, para suportar a alta rotatividade nesse período dentro das lojas virtuais, é necessário grandes plataformas e servidores, porém por que investir em maquinário desse porte se essa demanda só se apresenta em datas sazonais? É preciso investir na elasticidade escalável da demanda.

“Em períodos de grande procura, como o Natal, é necessário investir na experiência do usuário. Os e-consumidores querem páginas rápidas, atrativas, diferencial de compras. E, para isso, é preciso reforçar todo o back-office, aprimorar a equipe, retirar os gargalos. Contar com uma dinâmica no servidor que possibilite flexibilizar a elasticidade da escalabilidade do e-commerce”, explicou Mario Faria, consultor associado da Accurate.

Precisão para trazer os usuários
Uma das fases do planejamento para o Natal são as campanhas para trazer o consumidor para dentro da loja virtual. E, o email marketing ainda é uma das principais ferramentas a serem utilizadas. “O email marketing possibilita uma grande facilidade na segmentação para os usuários, valendo-se da experiência de navegação dentro do portal e até mesmo da própria mensagem. O email marketing de precisão é falar com o cara certo, no momento certo em que ele está propenso a comprar algo e passar a mensagem correta”, contou Juliano Marcílio, Presidente de Marketing Services da Serasa Experian e Experian América Latina, empresa detentora da VIRID.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies