22 de agosto de 2025

Potencialidades da TI em discussão no CDES-RS

Reges Bronzatti representou o CETI e a Assespro na Câmara Temática de Ciência & TIC
O Seminário Temático promovido pelo Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS) com o tema “Os Rumos da Ciência e Tecnologia” contou com a participação de Reges Bronzatti. Representando o Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação (CETI) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da informação, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), Bronzatti destacou o momento de falta de mão de obra qualificada. “Dos seis milhões de estudantes que cursam graduação no Brasil, dois terços fazem apenas quatro cursos superiores: Direito, Administração, Pedagogia e Letras. Com esta distribuição teremos ou continuaremos a ter ainda muitos problemas nos próximos anos”, enfatiza Bronzatti.
A necessidade de formar jovens para atuar no setor entra em discussão porque Tecnologia da Informação (TI) influencia o crescimento dos demais setores. Empresas de todos os ramos de atuação têm seu sistema de trabalho baseado no bom funcionamento de softwares. “A TI cresce rapidamente. Atualmente a quara maior empresa do estado é de tecnologia, a GetNet, com matriz em Campo Bom”, destacou Reges Bronzatti aos conselheiros presentes no encontro.
Seminários temáticos e regionais
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul promove os ‘Diálogos CDES’, onde são debatidas demandas e perspectivas para diferentes regiões do estado. O seminário,na discussão dos rumos da Ciência e TI contou com apresentação do professor e pró-reitor de graduação da Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo. Logo após a professora e conselheira do CDES, Maria Alice Lahorgue destacou o Projeto Rumos 2015, e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) detalharam o trabalho da Agenda 2020 com estratégias e propostas para o desenvolvimento para a Ciência e Tecnologia.
Assespro-RS
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade. A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Caso você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Privacidade & Politica de Cookies