Nos dias 16 e 17 de agosto, São Paulo sediará a segunda edição do “Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais – CONATI”. Durante dois dias, renomados consultores, representantes de agências oficiais e de entidades ligadas ao setor de TI estarão reunidos no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, para debater uma agenda voltada à discussão do impulso que as novas tecnologias de redes sociais, comunicação móvel, cloud computing e segurança da informação têm dado para o aumento substancial do número de fusões e aquisições na área de TI.
O CONATI é resultado direto do Programa SOFTEX de Alianças Empresariais (PAEMP-SOFTEX). Iniciado em 2005 com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), seu objetivo é estimular, por meio de métodos mais eficientes e adequados à realidade brasileira, o associativismo das companhias como estratégia para a complementação e a agregação de valor aos seus produtos e serviços nos mercados nacionais e, sobretudo, nos internacionais.
“Este programa visa aumentar a competitividade da indústria brasileira de software e serviços de TI através da formação de organizações mais robustas e com maior musculatura para competir tanto no Brasil como no exterior a partir de três modelos de negócios: fusões e aquisições, consórcios e joint-ventures. Entre as muitas formas associativas existentes, estas três têm se mostrado as mais adequadas ao perfil de empresas associadas ao Sistema SOFTEX e aos objetivos de obtenção de resultados de negócios no médio prazo”, explica seu diretor de Qualidade e Competitividade, José Antonio Antonioni.
Para gerar oportunidades de aproximação entre organizações que possuam sinergia e que juntas podem chegar ao mercado de uma forma mais competitiva, o CONATI-SOFTEX 2011 quer superar este ano a marca de 150 participantes alcançada em 2010.
Entre os temas que integram o programa do primeiro dia do encontro estão “Novos modelos de negócios em TI incrementam alianças entre empresas do Setor”, “Operações e características das Fusões e Aquisições no setor de TI Brasileiro”, “O impacto das transações entre empresas brasileiras e estrangeiras para a IBSS” e um painel abordando o programa PAEMP-SOFTEX, incluindo um estudo de caso detalhando a formação de uma empresa que nasce com faturamento de R$ 50 milhões.
A programação será retomada um painel abordando “Cases de Alianças Empresariais” e um debate sobre “Os Fatores críticos de sucesso na formação das Alianças Empresariais”. Na sequencia, serão apresentadas fontes de financiamento e de investimento disponíveis para as empresas interessadas. O Congresso será encerrado com a realização de rodadas de negócios com grupos de empresas, consultorias credenciadas, membros das equipes técnicas do programa e agentes credenciados.
Inscrições e informações adicionais sobre o CONATI-SOFTEX 2011 no endereço www.conati.softex.br.
