21 de agosto de 2025

SOFTEX promove matchmaking no CONATI 2010

Embora o setor de TI venha se destacando ao longo dos últimos dez anos na adoção de estratégias colaborativas para o seu desenvolvimento, dificuldades envolvendo aspectos legais e regulatórios, condução das negociações, qualidade das informações gerenciais e contábeis disponíveis têm sido apontadas como alguns dos fatores que podem dificultar os processos de alianças empresariais. Estas questões serão abordadas pela equipe de consultores presentes ao “CONATI/SOFTEX – Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais”, que será realizado em São Paulo nos dias 5 e 6 de maio.

“Iniciativas colaborativas possibilitam que as companhias cresçam rapidamente, sem que para isso sejam necessários expressivos investimentos. Elas também permitem a redução de riscos para operações em novos mercados, geram vantagens competitivas e auxiliam na criação de uma marca mais forte. Mas há uma série de etapas envolvidas em um projeto de aliança – seja uma fusão, um consórcio ou uma joint-venture – e achamos essencial incluir no programa do Congresso a possibilidade de fornecermos orientação às companhias interessadas”, explica Ana Lucia Roth, gerente do Programa de Alianças Empresariais da SOFTEX (PAEMP) e professora-pesquisadora na área de empreendedorismo e relações interorganizacionais.

Ana Roth lembra que cada etapa do processo de constituição de uma aliança pode envolver uma ou mais empresas atuando como facilitadoras de forma a garantir o sucesso da iniciativa, como advogados, psicólogos e administradores. “Reunimos oito consultores especializados para esclarecer dúvidas técnicas, legais e negociais”, acrescenta a executiva.

“Alianças entre empresas servem para multiplicar forças, desde que sejam processos maduros o suficiente para incluir uma séria avaliação dos produtos envolvidos. Só uma análise técnica criteriosa pode apontar caminhos para que os softwares resultantes dessas alianças sejam superiores e possam competir em grandes mercados. Antes de buscar novas fronteiras e desafios, é preciso certificar-se de que o produto está à altura do objetivo pretendido”, destaca o consultor Rubem Pechansky, integrante da equipe técnica do PAEMP.

Também durante o CONATI/SOFTEX serão promovidos encontros entre interessados em estabelecer alianças. “O site relacionará todos os inscritos e as companhias acionarão a organização para um matchmaking. Este é, aliás, um dos principais objetivos do evento: estimular a criação de empresas mais robustas e competitivas aproveitando a presença de organizações de todo o país”, conclui Ana Lucia Roth.

Inscrições e informações adicionais sobre o Congresso no endereço www.conati.softex.br.

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